Iniciativa da SECTI-PE, no âmbito do programa INOVA-PE, em parceria com a StartSe, está disponível no aplicativo PE.gov e no site www.secti.pe.gov.br/ia-para-
O Governo do Estado de Pernambuco lança um milhão de vagas gratuitas para o Curso de Inteligência Artificial (IA), voltado à população pernambucana. A iniciativa reforça o compromisso com a preparação da sociedade para um cenário em que a IA redesenha profissões e transforma o mercado de trabalho. Batizada de IA para Todos os Pernambucanos, a ação está disponível pelo aplicativo PE.gov e pelo site www.secti.pe.gov.br/ia-para-
A cooperação foi formalizada por Termo de Doação oriundo da Chamada Pública nº 008/2025, por meio do Movimento IA Brasil, iniciativa voluntária liderada pela StartSe. O curso, inteiramente on-line e gratuito, tem carga horária mínima de quatro horas, em formato audiovisual, e está estruturado em três módulos: conceitos fundamentais de inteligência artificial; ética e impacto social; e casos de uso práticos.
A iniciativa tem como objetivo central reduzir desigualdades tecnológicas e preparar a população para as transformações já em curso no mercado de trabalho. O curso é direcionado a um público amplo: estudantes do ensino fundamental ao superior, pequenos empreendedores, trabalhadores de micro e pequenas empresas, servidores públicos, autônomos, MEIs, profissionais em transição de carreira e educadores.
“Não podemos admitir que a revolução da Inteligência Artificial aprofunde desigualdades. É por isso que o Governo de Pernambuco investe em formação massiva e gratuita: para que nenhum pernambucano fique para trás diante das mudanças que já estão acontecendo no mundo do trabalho”, afirma Mauricelia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação. A plataforma que suporta o curso foi desenvolvida com alta disponibilidade, segurança da informação e escalabilidade, assegurando acesso simultâneo a um grande número de usuários em todo o território estadual.
Blog do Didi Galvão

