Adagro emite Nota Técnica sobre notificações de suspeita de Síndrome Respiratória e Neurológica das Aves – SRNA em avoantes

A doença de Newcastle – DNC é uma enfermidade viral que contamina aves domésticas e silvestres. Causada pelo vírus pertencente ao grupo paramixovírus aviário, a doença apresenta sinais respiratórios, seguidos por manifestações nervosas, diarréia e edema da cabeça nestes animais.

De acordo com a ficha técnica elaborada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, o paramixovírus é presente em pombos comuns e avoantes, possuindo como hospedeiros naturais os columbiformes. Segundo o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal, considera-se como doença de newcastle quando a infecção ocorre em aves domésticas comerciais, nesse entendimento não há mudanças no status sanitário no estado de Pernambuco nem restrições ao comércio de aves domésticas comerciais em resposta à informação da presença de qualquer paramixovirus aviário do tipo I em aves que não sejam domésticas, incluindo pombos e aves silvestres.

A infecção pelo paramixovírus aviário apresenta morbidade e mortalidade variáveis de acordo com as espécies susceptíveis, cepas e patogenicidade do vírus. Podendo chegar à mortalidade de 100% das aves acometidas. Trata-se de uma doença altamente contagiosa e sua transmissão se dá pelo contato direto entre as aves sadias com fluidos respiratórios e conteúdo gastrointestinal de aves contaminadas.

Pode haver transmissão por contato indireto (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, insetos, roedores e outras pragas, cama, esterco e carcaças contaminadas). É uma zoonose que pode causar conjuntivite transitória em humanos. O período de incubação pode variar de quatro a seis dias, podendo chegar a quatro semanas.

NOTIFICAÇÕES:

A partir do dia 06 de agosto de 2024, a Adagro foi notificada de ocorrência de alta mortalidade de avoantes, conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata), que são aves migratórias muito abundantes no Sertão pernambucano.

O início da mortalidade ocorreu no dia 06 de agosto no município de Afrânio/PE, sendo comunicada na Unidade Veterinária Local da ADAGRO que atende o município. Nos dias seguintes, ocorreram novas notificações, conforme descrito na tabela 1. Cronologia das notificações e atendimentos. A Adagro realizou os atendimentos das notificações, confirmando a alta mortalidade e procedendo com a coleta de material biológico.

Todo material coletado está sendo enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do MAPA em São Paulo (LFDA/Campinas-SP), que é o laboratório oficial reconhecido como laboratório de referência para diagnóstico de Influenza Aviária -IA e DNC pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA.

Em 13 de agosto de 2024, a ADAGRO recebeu o primeiro Laudo Parcial do LFDA-SP, que identificou através do ensaio RT-qPCR resultado positivo para o vírus da DNC. Outros ensaios estão sendo realizados para atualização dos laudos até o recebimento dos Laudos Finais.

A Adagro é responsável por investigar suspeitas, inspecionar aves e realizar colheita de amostras, adotando medidas sanitárias na avicultura comercial e de subsistência das doenças que estão previstas no Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA, seguindo os Planos de Contingência e Vigilância para IA e DNC. Estamos realizando o atendimento de todas as notificações, procedendo com as coletas e envio de material biológico nos casos necessários, seguindo as recomendações e orientações dos Manuais Técnicos e Legislação do PNSA/MAPA.

Confira a Nota Técnica na íntegra:

nota-tecnica-adagro

Verifique também

Mais de 298 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Pernambuco

Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *