Foi realizada nesta terça-feira (13/08) a 3ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2024, da Câmara de Vereadores de Orocó, sob presidência do Vereador Ighor Crateú, que com respeito e cumprindo as formalidades regimentais conduziu os trabalhos legislativos. A sessão contou com a presença de 6 dos 9 vereadores.
DESTAQUES:
Patrício do Projeto comentou sobre a situação dos reassentados, onde ele esteve participando na segunda-feira da manifestação no Eixo Leste da Transposição, e cobrou respostas do Governo Federal para que uma solução seja dada ao caso.
Hélio de Zefinha também comentou sobre a situação dos reassentados do Sistema Itaparica, e sobre as cisternas que ainda não foram entregues pela Prefeitura Municipal.
Ighor Crateú, Presidente da Câmara, ressaltou que a situação dos reassentados do Sistema Itaparica reque atenção, e que a população do Projeto Zé Preá tem sofrido bastante com a falta de um olhar sensível dos órgãos federais. O vereador comentou ainda sobre o reajuste salarial para os Conselheiros Tutelares e que o Poder Executivo elabore Projeto de Lei para troca de nomenclatura de 8 servidores, para técnicos de enfermagem.
Maria Eduarda comentou sobre o tratamento da água para os moradores do Projeto Zé Preá, sobre a situação crítica que envolve os moradores e produtores do Sistema Itaparica e ainda sobe o pedido de construção de uma Orla no município.
Valkiria Amando além de ressaltar os problemas enfrentados pelos reassentados do Sistema Itaparica, a parlamentar sugeriu que uma Audiência Pública Regional, fosse realizada para debater sobre o tema, afim de que mais entes possam participar e juntos chegaram a uma pauta comum de defesa.