Pesquisa da Empetur revela que turistas de outros estados e estrangeiros avaliaram como ótimo/bom o trabalho desempenhado pela segurança pública ao longo dos dias de folia
Investindo fortemente na integração de forças, incremento no efetivo, uso da inteligência e tecnologia de ponta, a segurança pública do Estado finalizou o período momesco com um resultado positivo, para ficar marcado na história: o Carnaval de 2026 foi considerado o mais seguro já realizado em Pernambuco nas últimas duas décadas. E, comprovando a eficácia do planejamento estratégico da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas Operativas para garantir a segurança dos foliões, uma pesquisa realizada pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) revelou que 93% dos visitantes que estiveram em terras pernambucanas aprovaram a atuação das forças policiais no período oficial da folia.
“Receber uma avaliação positiva de 93% do público no nosso Carnaval, que é considerado o maior e melhor do Mundo, tem um significado muito especial para todos nós que integramos a segurança pública do Estado. Enquanto os foliões pernambucanos e os turistas aproveitavam a festa, as equipes estavam empenhadas dia e noite para que tudo transcorresse da forma mais ordeira e pacífica possível. Então, este resultado é um reconhecimento de todo o esforço e dedicação de milhares de policiais, bombeiros e demais integrantes da SDS, sejam homens ou mulheres, que garantiram que o Carnaval deste ano fosse considerado o mais seguro que Pernambuco já teve desde 2004”, avaliou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Na sondagem feita pela Empetur com os visitantes do Carnaval, os turistas e excursionistas de outros estados e até mesmo estrangeiros consideraram como ótimo/bom o trabalho desempenhado pela segurança pública do Litoral do Sertão pernambucano. A avaliação foi realizada em 10 polos carnavalescos, incluindo Bezerros, Garanhuns, Nazaré da Mata, Olinda, Pesqueira e Triunfo, além do setor hoteleiro, aeroporto e Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Neste ano, o número de turistas superou a marca de 2,8 milhões de pessoas. “Os 93% de aprovação da segurança, segundo pesquisa da Empetur realizada nos principais polos do Carnaval, confirmam que o planejamento do Governo de Raquel Lyra tem tratado cultura e segurança como prioridades complementares. Esse resultado acompanha o crescimento do turismo em nosso estado, com aumento de fluxo e de movimentação econômica nos últimos anos. Os números são claros e mostram que investir de forma integrada garante uma festa mais estruturada, organizada e cada vez mais atrativa para pernambucanos e visitantes”, afirmou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
O balanço da segurança pública dos seis dias de festa confirma que a Operação Carnaval 2026 foi finalizada com sucesso. Com investimento de R$ 12,2 milhões e mais de 68 mil postos extras de trabalho, Pernambuco fechou o saldo carnavalesco com o menor número de homicídios registrados da quinta-feira, abertura oficial dos festejos, até terça-feira gorda, uma redução de 5% em relação a 2025, que já tinha sido considerado o melhor ano anterior da série histórica. A redução foi de 60 para 57 casos. Para se ter uma ideia dos anos anteriores, o Carnaval de 2017 chegou ao final com 114 homicídios.
Em 2026, as forças de segurança contabilizaram também uma queda de 17,9% nos índices de criminalidade nos focos de folia, caindo de 1.629 em 2025 para 1.337, e com os roubos reduzidos de forma geral em 40,1%, saindo de 152 para 91 registros. Especificamente quanto aos furtos, a redução foi de 16,8% em relação a 2025, quando foram contabilizados 1.211 casos.
“Tivemos, ainda, uma redução expressiva de 51% nas subtrações de celulares (1.922 em 2025 para 948 em 2026), o que eu considero o melhor termômetro para a segurança. Porque, quando o folião vai para a rua, ele leva um documento, uma carteira de habilitação e um pouco de dinheiro, mas, no celular, estão todas as informações pessoais, incluindo dados bancários. E ele tem medo de sair para a rua e voltar sem o aparelho. Então, a atuação dos policiais foi determinante para impedir muitas dessas subtrações”, esclareceu o gestor da pasta de Defesa Social.
Blog do Didi Galvão

