Obras do Apodi e do Salgado integram a carteira do Novo PAC em segurança hídrica
As obras que vão levar mais água ao interior do Nordeste avançam em ritmo contínuo. Nesta quinta-feira (12), a equipe do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esteve em campo para acompanhar de perto o andamento dos ramais do Apodi, no Rio Grande do Norte, e do Salgado, no Ceará. Os empreendimentos integram o Novo PAC e são considerados fundamentais para ampliar o acesso à água a partir da Transposição do Rio São Francisco.
Durante a vistoria, o diretor do DPE, Bruno Cravo, destacou o acompanhamento permanente do MIDR para garantir o cumprimento dos prazos e a qualidade das entregas. “Estamos aqui com nossa equipe da gestão de estudos e projetos de Brasília, e a equipe da coordenação de fiscalização. Ou seja, o Ministério está presente no empreendimento, garantindo que as coisas andem e que as entregas sejam realizadas”, afirmou.
Avanços no Ramal do Salgado
No Ceará, a equipe esteve no emboque do túnel Saco dos Bois, no Ramal do Salgado. A estrutura terá 380 metros de extensão e já está em fase de escavação. Segundo Bruno Cravo, a previsão é de que o túnel seja concluído ainda no primeiro semestre deste ano. “A gerência da obra nos garantiu que em junho esse túnel vai estar pronto”, explicou.
O Ramal do Salgado é uma obra estratégica para reforçar a segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. “Ela vai ser uma importante obra para garantir o aporte de água da transposição do São Francisco até a Região Metropolitana de Fortaleza, a partir do Rio Salgado se integrando ao sul do Castanhão”, ressaltou o diretor. De acordo com ele, o empreendimento faz parte de um conjunto de intervenções previstas no Novo PAC, que inclui também a duplicação do Eixão das Águas. “É um conjunto de obras previstas no Novo PAC para dar segurança hídrica ao Nordeste”, completou.
Ramal do Apodi avança para levar água ao RN
Já no Ramal do Apodi, que beneficiará diretamente o Rio Grande do Norte, Bruno Cravo destacou que as obras seguem em ritmo acelerado e que a funcionalidade do sistema está prevista para junho deste ano, quando as águas chegarão ao estado potiguar. “Iremos dar funcionalidade a ela em junho deste ano. É um compromisso que o presidente Lula assumiu com o povo do Rio Grande do Norte e nós estamos aqui, com toda a equipe do Ministério, assegurando que esse compromisso seja cumprido”, observou o diretor.
Durante a visita, foi possível acompanhar a concretagem dos últimos trechos do canal e o avanço das intervenções nos túneis. “Mesmo com a chuva, a bênção da chuva aqui no Nordeste, as obras não param”, destacou Cravo.
Um dos pontos vistoriados foi o túnel Major Salles, estrutura fundamental para a integração entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. “Esse túnel vai permitir que as águas atravessem da Paraíba ao estado do Rio Grande do Norte. Ele foi feito em quatro frentes de serviço e, até a primeira quinzena de março, esse túnel será completamente escavado”, assegurou.
Os Ramais do Apodi e do Salgado fazem parte das obras complementares da Transposição do Rio São Francisco e têm papel fundamental na ampliação da oferta de água para consumo humano, produção agrícola e desenvolvimento regional.
Blog do Didi Galvão

