A montagem da estátua gigante de Nossa Senhora de Fátima, na Zona Norte de Natal, segue na reta final e deve ser concluída ainda neste mês de fevereiro. Após essa etapa, os trabalhos se concentram na pintura e nos acabamentos, com previsão de finalização em abril. A data de inauguração do monumento, no entanto, ainda não foi definida pela Prefeitura do Natal.
Responsável pela confecção da imagem, o artista pernambucano Ranilson Viana Barbosa explicou que a montagem exige um processo técnico cuidadoso, principalmente por questões de segurança e alinhamento das peças. Segundo ele, parte do corpo da imagem já foi erguida. “Até agora foi montada parte do corpo da imagem. Esse é um processo bem delicado de alinhamento das peças porque a gente evita trabalhar na parte de cima, visto que, por questão de segurança, é melhor trabalhar na parte de baixo”, afirmou.
De acordo com o escultor, a programação prevê a conclusão da montagem estrutural ainda em fevereiro. “A previsão é que, no final de fevereiro, esteja toda montada e depois fazer só a questão de acabamento, a finalização na pintura. E a nossa programação é para que, em abril, ela esteja 100% pronta. No final de abril a gente vai fazer essa entrega. Mas a inauguração é por parte da prefeitura”, disse.
Ranilson também detalhou que a imagem é oca e sustentada por uma estrutura metálica interna. “A imagem é oca por dentro porque ela recebe uma estrutura metálica que a sustenta para fazer a conexão com a parte externa. E a base tem realmente uma estrutura toda, que, no projeto, deve abrigar um tipo de museu. Mas a nossa responsabilidade é apenas a escultura”, completou.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) confirmou que a montagem da estátua deve ser encerrada neste mês de fevereiro, com pintura e acabamentos previstos para abril. Ainda faltam ser encaixadas a cabeça e as mãos da santa no corpo já erguido. Essa etapa da obra teve início em novembro do ano passado.
Ao final, o monumento terá 35 metros de altura, sobre uma base de 8 metros, e integra um conjunto de intervenções da Prefeitura do Natal, com investimento estimado em R$ 15 milhões. A ordem de serviço para a construção da imagem foi assinada em 5 de junho de 2024, pelo então prefeito Álvaro Dias. As primeiras peças do monumento chegaram a Natal no dia 26 de dezembro daquele ano.
Inicialmente, a expectativa da Prefeitura era concluir a montagem e o acabamento da estátua em janeiro de 2026, após atrasos provocados por dificuldades financeiras e pela demora na entrega de algumas peças. A Secretaria de Infraestrutura não explicou os motivos do novo atraso. Após a conclusão da estátua, a Prefeitura deverá iniciar uma terceira etapa do projeto, que inclui a construção da área localizada por trás do monumento, com banheiros, sala de velas, sala de milagres e área administrativa.
Paralelamente à obra da estátua, a Arquidiocese de Natal é responsável pela construção da réplica da Capelinha de Fátima, no santuário da paróquia. O pároco, padre João Maria do Nascimento, esclareceu a diferença entre os espaços. “A Prefeitura usa o termo de ‘complexo do santuário’, que, na realidade, é a igreja que foi elevada à categoria de santuário e que está na mesma área onde a réplica da capelinha das aparições está sendo construída”, explicou. A outra é a parte da imagem, que ficará em outra quadra.
A réplica da Capelinha das Aparições recebe nesta sexta-feira (13), ao meio-dia, a entronização do Santíssimo Sacramento, seguida de missa em devoção à santa. Segundo o pároco, não será possível concluir a capelinha, que depende de doações para acelerar os serviços, no mesmo prazo previsto pela Prefeitura para a finalização da estátua.
Materia Tribuna do Norte
Blog do Didi Galvão

