Descarte irregular de animais mortos mobiliza força-tarefa e acende alerta em Petrolina 

Uma prática irregular de descarte de resíduos tem gerado preocupação no bairro Cosme e Damião, em Petrolina. Um terreno localizado na Avenida Central, nº 1600, nas proximidades do Aeroporto Senador Nilo Coelho, vem sendo utilizado para o despejo de carcaças e restos de animais abatidos ou mortos por causas não identificadas. Esse tipo de prática configura risco à saúde pública, ao meio ambiente e à segurança da população.

Na segunda-feira (02), equipes dos oito órgãos da Prefeitura Municipal que integram o Programa Petrolina + Limpa, coordenado pela Secretaria de Servidos Públicos e Defesa Civil, iniciaram uma operação de limpeza no local. Durante a ação foi feita a notificação dos responsáveis pelos lotes, já que a área é classificada como zona rural e está sob organização do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC). Representantes do Distrito também participaram da atividade.

A ação acende um alerta: os resíduos têm atraído grande quantidade de urubus, que sobrevoam a área. A presença das aves nas imediações da cabeceira da pista do aeroporto pode comprometer a segurança das operações aéreas, oferecendo risco à decolagem e ao pouso de aeronaves e aumentam a possibilidade de acidentes.

Diante do cenário, foi criado um comitê interinstitucional para coibir a prática e promover a recuperação da área. O grupo é formado pela equipe do Programa Petrolina + Limpa junto com a empresa Motiva (antiga CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias), concessionária responsável pela administração do aeroporto.

NOTIFICAÇÕES

Durante a ação, foi identificada uma empresa envolvida no descarte irregular de outros resíduos e o setor de Fiscalização e Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), um dos órgãos que integram o programa emitiu auto de infração, concedendo prazo de 15 dias para apresentação de defesa e/ou pagamento da multa, conforme prevê a legislação ambiental.

A Prefeitura de Petrolina pede o apoio da população na fiscalização e denúncia de práticas semelhantes por meio do número do Programa Petrolina + Limpa: (87) 98146-6739.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil

Verifique também

Moradora de Belém do São Francisco pede ajuda para custear despesas durante internação em Juazeiro-BA

Uma moradora de Belém do São Francisco está internada no Hospital Regional de Juazeiro, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online