Profissionais do Hospital Dom Malan (HDM) Ismep em Petrolina, pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, fazem alerta sobre os riscos de doenças respiratórias. Nesse período do ano começam as Síndromes Respiratórias Agudas Graves, reconhecidas nas unidades de saúde e se inicia mais precocemente na região nordeste do país, no mês de fevereiro, se estendendo até meados de julho. A Síndrome Respiratória Aguda Grave afeta principalmente crianças.
Os primeiros cinco meses do ano são os de maior número de atendimento no Pronto Socorro Infantil do HDM Ismep. Fatores como a volta às aulas e crianças em festas de carnaval, locais com muita gente, perto de outras pessoas gripadas, correm o risco de receber o vírus e pode evoluir de gripe para bronquiolite, que pode se tornar grave, alertam os pediatras da unidade.
O Pronto Socorro Infantil do Hospital Dom Malan registrou, em 2025, no período de fevereiro a agosto, 22.427. Desse total, 35,2% foram pacientes com Infecção de Vias Aéreas Superior, ou seja, quase 8 mil crianças doentes, com pico no número de casos no mês de maio.
Prevenção é a melhor estratégia
A prevenção contra os vírus pode ser feita com ações comuns para evitar gripes e resfriados e que ajudam a prevenir a infecção: Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de “tocar” no bebê; usar álcool gel sempre que possível; evitar contato do bebê com pessoas que apresentam sintomas de gripe, como coriza e tosse; manter objetos limpos; evitar ambientes fechados; evitar proximidade com fumaça de cigarro; manter o calendário vacinal atualizado.
Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan – ISMEP
Blog do Didi Galvão

