Kassab se especializou em pescar no aquário dos outros

O PSD de Gilberto Kassab chega às eleições de 2026 com o maior número de governadores, sendo que na eleição passada elegeu apenas 2 dos 27 mandatários estaduais. Ao se aproximar das eleições, o presidente da sigla prepara o anzol e começa a jogar nos aquários alheios, com isso vai fortalecendo a legenda e tudo isso com custo zero, já que a campanha passada foi bancada com o fundo partidário do partido anterior do governador.

Toda vez que um vereador, prefeito, ou vice-prefeito, deputado estadual, governador de estado, deputado federal, senador da República, presidente e vice-presidente da República, pensar em mudar de sigla partidária, o correto seria que a legenda receptora do mandato repassasse para a anterior o custo da campanha vitoriosa. Assim evitaria que os Gilberto Kassab da vida vivessem pescando nos aquários alheios.  

O PSD de Gilberto Kassab elegeu os governadores em 2022, Ratinho Junior do Paraná e Fabio Mardieri em Sergipe. Agora já conta com 6 governadores, sendo que 2 eram do União Brasil e 2 do PSDB. União Brasil perdeu Ronaldo Caiado de Goiás e Marcos Rocha de Rondônia, já o PSDB ficou sem Raquel Lyra de Pernambuco e Eduardo Leite do Rio Grande do Sul. Sendo as campanhas bancadas pelos fundos partidários, alguém ficou no prejuízo.

As regras atuais demonstram fragilidade quando se trata de campanhas majoritárias, sem que os candidatos tenham nenhum compromisso com seus respectivos partidos. Se há regras de fidelidade partidária para quem é eleito vereador de sua cidade e para os cargos de deputado estadual/distrital e federal, que não seja diferente para quem é eleito prefeito de seu município, governador de seu estado e do DF e presidente da República.

Ou se aplicam regras de fidelidade partidária para todos os eleitos, independente do cargo, ou então os pescadores em aquários alheios vão continuar aguardando o melhor momento para jogar o anzol e fisgar um prefeito ou um governador, um senador ou um presidente da República a custo zero. Sem regras claras, o Gilberto Kassab vai continuar sendo o conhecido estrategista de campanhas ou simplesmente o pescador em aquários alheios.

Verifique também

Com sessão solene, Congresso Nacional abre ano legislativo nesta segunda

O ano legislativo de 2026 será aberto nesta segunda-feira (2), às 15h, com uma sessão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online