O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou de evento do MST realizado em Salvador na última sexta-feira (23). Em seu discurso, Lula fez revelações assustadoras sobre as Forças Armadas do Brasil, em relação à capacidade de poder de fogo. O presidente disse que muitas das vezes o Exército, Marinha e Aeronáutica não têm verba nem para compra de munição usada em treinamentos.
Lula estava fazendo críticas à criação do chamado Conselho da Paz, anunciada pelo presidente dos EUA Donald Trump. Lula fez uma comparação da realidade brasileira com a norte-americana, tratando-se de orçamentos para a segurança nacional de cada país Lula fez questão de ressaltar que, enquanto Trump costuma fazer menção do poder militar dos EUA, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica brasileiros operam com limitações financeiras que afetam até atividades básicas de preparo.
Para o presidente brasileiro, é inaceitável a proposta do Conselho da Paz, classificando a iniciativa como uma ameaça ao multilateralismo. Segundo o presidente brasileiro, a ideia de Trump enfraquece a Organização das Nações Unidas (ONU), ao mesmo tempo em que tem como propósito concentrar importantes decisões de interesse mundial no gabinete do governo norte-americano.
Lula disse ainda que vem conversando com várias autoridades do mundo, a exemplo da China, Rússia, Índia, Turquia, Portugal, Espanha, Canadá, Colômbia, México e outros, tendo como principal propósito a defesa da ordem internacional e o fortalecimento da ONU. Para Lula, é preciso ampliar o Conselho de Segurança da ONU, coisa que ele vem lutando desde seu primeiro governo em 2003.
Blog do Didi Galvão

