As unidades das Polícias Militar e Civil em Petrolina celebram o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) dos últimos 13 anos e o segundo menor número de toda a série histórica da 26ª Área Integrada de Segurança (AIS-26), que envolve os municípios de Petrolina, Afrânio e Dormentes.
Com 638 registros de CVP´s em 2025, foi alcançada expressiva diminuição de 31% em relação ao ano de 2024, que por sua vez, registrou 918 CVPs. Para fins de controle estatístico, são enquadrados como CVPs os diversos tipos de roubos, dentre eles, roubo a transeunte, roubo a estabelecimento comercial, roubo em residência.
*Com a redução de 31%, a AIS-26 (Petrolina) também alcançou o primeiro lugar de todo o Estado com a maior redução de CVPs em números percentuais*, seguida da AIS-17 (Santa Cruz do Capibaribe) e da AIS-10 (Cabo de Santo Agostinho) que obtiveram 30% de redução, cada.
“Esses números refletem o grande esforço realizado pelas forças de segurança do Vale do São Francisco no ano de 2025, que atuaram de forma incansável e integrada”, pontua o Tenente Coronel Welber Cavalcanti, Comandante do 5ºBPM. Segundo o Oficial, foram realizadas diversas operações envolvendo as unidades das Polícias Militar e Civil, com foco na redução dos diversos tipos de roubos.
Ainda segundo Welber Cavalcanti, houve um grande aporte por parte do Governo do Estado, da Secretaria de Defesa Social e do Comando Geral da PMPE com a aquisição de novas viaturas, envio de novos armamentos, e, em diversas ocasiões de 2025, o reforço do Grupamento Tático Aéreo – GTA/SDS, de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior – BEPI, e também por meio da implantação da Operação OSTE, que possibilitou o envio de policiais do Batalhão de Radiopatrulha – BPRp, Batalhão de Choque, do Regimento de Polícia Montada – RPMon e da CIPMoto.
Ascom 5ºBPM/PMPE
Blog do Didi Galvão

