Operação Verão 2026: PMPE segue reforçando a segurança do litoral de Norte a Sul de Pernambuco 

Até o dia 15 de março, as forças policiais estarão intensificando o policiamento ostensivo nas áreas próximas a praias e balneários, além de Fernando de Noronha. Apenas neste mês de janeiro, haverá incremento superior a 3 mil lançamentos de efetivo ordinário e diárias extras.

Apostando na soma de emprego de efetivo, jornadas extras e tecnologia, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) vem executando um esquema de segurança robusto nas praias do litoral de Norte a Sul do Estado, além do arquipélago de Fernando de Noronha. A Operação Verão 2026 foi iniciada na abertura da alta estação, em 7 de setembro do ano passado, e segue até o dia 15 de março, garantindo a tranquilidade de moradores e visitantes que estão curtindo a temporada de sol e mar em terras pernambucanas.

A ação integrada e estratégica vem reforçando o policiamento ostensivo em áreas turísticas e balneários, que estão recebendo uma atenção especial da PMPE com a presença efetiva de equipes, atuando no período em que aumenta significativamente o número de banhistas nas praias pernambucanas. Apenas neste mês de janeiro, a Operação Verão 2026 contará com um expressivo incremento na segurança, com 1.426 lançamentos de efetivo ordinário, além de 1.767 diárias extras (jornadas de escala especial). O policiamento será executado em diversas modalidades, incluindo patrulhamento a pé, ciclopatrulhas, motocicletas e viaturas quatro rodas.

Toda a ação é coordenada pelas diretorias integradas Metropolitana (DIM), do Interior I (DINTER I) e Especializada (DIRESP), contando com o apoio fundamental do Batalhão de Policiamento Turístico no Recife (BPTur), que vai atuar em áreas turísticas como Porto de Galinhas; a Operação Lei Seca, com fiscalização de trânsito nas principais vias de acesso ao litoral; e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), realizando sobrevoos em toda a faixa litorânea.

“Esta iniciativa visa reforçar a segurança pública e a ordem social em todo o litoral pernambucano e no Arquipélago de Fernando de Noronha, garantindo um ambiente de tranquilidade para cidadãos e visitantes durante o período de férias e alta temporada, unindo lazer com segurança”, avaliou o diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE, coronel Hélio Santos.

USO DE TECNOLOGIA – As equipes atuarão na prevenção de crimes patrimoniais e desordens, utilizando tecnologias como Drones, E-COP e o Sistema PM Conectado para monitoramento em tempo real das patrulhas no terreno. O efetivo utilizará o uniforme operacional padrão com o diferencial do uso de pala laranja, para facilitar a identificação visual pelos turistas e cidadãos.

Verifique também

Em 2025, Pernambuco alcança a menor taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes dos últimos 22 anos

Índice chegou ao patamar de 32,7, o menor desde 2004 A segurança pública de Pernambuco …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online