Ferramenta viabilizou a identificação e prisão de três criminosos, durante shows na praia do Pina, de 27 de dezembro a 01 de janeiro de 2026
O reconhecimento facial da Secretaria de Defesa Social permitiu que a polícia desse cumprimento a três mandados de prisão, durante os shows realizados na praia do Pina. As prisões aconteceram após os imputados serem reconhecidos e identificados pela ferramenta.
Os foragidos, um homem de 30 anos, que tinha mandado de prisão expedido pela comarca do Recife; outro homem de 34 anos, com mandado expedido pela Vara Criminal da Comarca de São Lourenço da Mata e o terceiro homem de 51 anos, com mandado de prisão expedido pela comarca de Sirinhaém. Através dessa tecnologia, a polícia realizou a captura e o encaminhamento dos imputados ao Sistema Prisional de Pernambuco.
“Esse resultado demonstra como o investimento em tecnologia fortalece o trabalho das forças de segurança. O reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta eficaz para identificar foragidos da Justiça e garantir mais segurança à população em grandes eventos”, declarou a secretária de Defesa Social, em exercício, Mariana Cavalcanti. O mecanismo é utilizado pela SDS nos grandes eventos do Estado, aumentando a integração entre as forças de segurança de Pernambuco com demais órgãos de justiça e segurança, inclusive na esfera nacional.
Além do reconhecimento facial, a SDS utiliza outras tecnologias que auxiliam os trabalhos policiais, e nos principais polos cobertos pela Operação Réveillon, atuando com uso de drones, plataformas de observação e helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Sem deixar de mencionar o emprego tático dos homens e mulheres que compõem as forças de segurança estadual, atuando em 4.538 postos de trabalho, durante todo o período do evento, que acontece de 27/12/2025 a 01/01/2026.
Blog do Didi Galvão

