Encontro no CICCE define medidas imediatas para coibir irregularidades e garantir mais tranquilidade a turistas e moradores
Em resposta imediata ao incidente registrado no último fim de semana em Porto de Galinhas, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), promoveu uma reunião estratégica com os órgãos estaduais e municipais envolvidos para revisar, alinhar e fortalecer as ações de segurança e fiscalização no principal polo turístico do Ipojuca. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (29/12), no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), no Recife, e foi conduzido pela secretária Executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, reunindo representantes das polícias Civil e Militar e do Procon-PE, além de integrantes da Prefeitura do Ipojuca (Secretaria de Defesa Social, Secretaria Municipal de Controle Urbano e Meio Ambiente e da Guarda Municipal do município).
A iniciativa teve como objetivo implantar, de forma imediata, ações integradas de prevenção e combate a crimes e irregularidades praticadas no comércio e nos serviços que atuam na orla e no entorno da praia, abrangendo a atuação de barraqueiros, flanelinhas e ambulantes. A reunião foi convocada como resposta direta ao episódio de violência envolvendo turistas no último sábado (27/12) e reforça o compromisso do Governo do Estado em agir com rapidez para garantir a segurança, a ordem pública e o respeito aos direitos do consumidor.
“As investigações seguem pela delegacia local, com apoio de equipe da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), que esteve na localidade coletando imagens e levando pessoas que estavam no local para prestarem depoimento. As investigações serão presididas pela Delegacia de Porto de Galinhas, até que se chegue a autoria e as pessoas que tiverem participado dos fatos sejam indiciadas”, garantiu a delegada-geral adjunta da PCPE, Beatriz Leite.
Durante o encontro, foram discutidas as responsabilidades de cada ente envolvido e definidas medidas conjuntas para coibir práticas abusivas, cobranças indevidas e atos criminosos. Entre as ações acordadas estão o cadastramento, padronização e fiscalização dos barraqueiros; enfrentamento aos abusos cometidos por flanelinhas; suporte ao turismo em situações relacionadas ao comércio local; ampliação do plantão da Polícia Civil durante o mês de janeiro de 2026; e a intensificação de operações integradas entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, Controle Urbano e Procon, com foco nas práticas irregulares e na prevenção de crimes.
O Procon-PE realiza fiscalizações e ações periódicas para monitorar a atuação dos comerciantes e coibir as práticas abusivas. “O consumidor precisa estar resguardado com todas as informações de forma clara e ostensiva. Os estabelecimentos que não se enquadram nas normas consumerista sofrerão as devidas penalidades administrativas”, explicou Liliane Amaral, gerente de fiscalização do Procon-PE.
Também foi definida a integração operacional entre o município e a segurança estadual, reforçando a necessidade de regulamentação, cadastro e orientação dos flanelinhas, com esclarecimentos sobre condutas proibidas, como intimidação, extorsão e uso indevido de vagas públicas para fins de ganho pessoal. As ações serão executadas de forma conjunta e contínua pelos órgãos estaduais e municipais, reforçando a presença do poder público e garantindo mais segurança, ordenamento, bem-estar e tranquilidade para moradores, comerciantes regulares e turistas que frequentam Porto de Galinhas.
Durante a coletiva, a Polícia Militar ressaltou a necessidade da população e turistas realizarem o registro da ocorrência, acionando a Polícia Militar, através do 190 para denunciar ações como as ocorridas. “A Polícia Militar tomou conhecimento após as vítimas estarem na Delegacia fazendo o registro da ocorrência. Contamos com policiamento suficiente, através do reforço atual feito pelo Governo do Estado, sendo do BPTur a responsabilidade territorial da Praia de Porto de Galinhas e da Vila de Porto. A segurança na faixa de areia é um trabalho conjunto com a Guarda Municipal de Ipojuca, que já será intensificado”, explicou o subcomandante da PMPE, coronel Ricardo Lopes, destacando que PMPE atua também em apoio aos órgãos de fiscalização e controle do comércio local.
DENÚNCIA INTERATIVA – As autoridades de segurança pública pedem apoio à população para o fornecimento de informações que possam colaborar no combate a abusos e ações como o que aconteceu em Porto de Galinhas. As denúncias podem ser realizadas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo a nova plataforma digital Denúncia Interativa (www.denunciainterativa.sds.
Blog do Didi Galvão

