A Polícia Científica de Pernambuco (PCI-PE) alcançou resultados positivos na Conferência da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) de 2025, se consolidando como um dos estados com melhor desempenho na área de genética forense no país. No balanço referente ao período de outubro de 2024 a novembro de 2025, o Estado foi premiado em duas categorias, incluindo o segundo lugar geral em Identificação Criminal e o terceiro lugar na categoria Vestígios.
Outras duas premiações consideraram os dados acumulados ao longo de toda a utilização do Banco de Perfis Genéticos estadual, entre elas a marca histórica de 200 perfis genéticos registrados a cada 100 mil habitantes e as mais de 100 identificações humanas confirmadas a partir dos vestígios do Banco.
Segundo o perito criminal da Polícia Científica de Pernambuco, Italo Hugo, os prêmios refletem a qualidade do trabalho exercido pelos profissionais forenses: “esses resultados são muito importantes para o Estado, pois reflete o esforço da perícia local em ajudar a solucionar casos com uma ferramenta muito eficaz, que é o nosso Banco de Perfis Genéticos. Quanto mais robusto for o Banco, mais sucesso teremos na identificação de criminosos, bem como nos casos de pessoas desaparecidas”.
Blog do Didi Galvão

