Representantes da GPAC, PCPE e PMPE participaram de oficinas e debates para elaboração de um Plano Nacional
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) marcou presença na primeira edição do Encontro Nacional das Operações Integradas de Combate à Violência contra Pessoas em Vulnerabilidade, realizado no início de dezembro, em Brasília. O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), reuniu representantes das forças de segurança de todo o país, tendo como objetivo principal a formalização e construção do Plano de Atuação Integrada de Proteção a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.
Durante o encontro, os representantes pernambucanos participaram de oficinas e debates voltados à elaboração de diretrizes nacionais para diferentes formas de enfrentamento qualificado a ataques contra grupos vulnerabilizados, como idosos, crianças, adolescentes e mulheres. As discussões priorizaram a integração interinstitucional e o planejamento de perspectivas para operações conjuntas contra ataques a grupos minoritários.
“Essa troca foi importante para alinhar as operações de 2026 e para conseguirmos criar novos parâmetros e novas formas de cooperação contra a violência. A presença de Pernambuco nesse momento reforça o nosso compromisso com a promoção de uma rede qualificada e atenta às demandas específicas das pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Ícaro Barros Schneider, da Delegacia do Idoso.
A delegação de Pernambuco foi composta por servidores da SDS, da Polícia Civil e da Polícia Militar. Estavam presentes o gerente de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC), Flávio Queiroz; Ícaro Barros Schneider, da Delegacia do Idoso; Maria de Lourdes Dias Vazquez, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA); Bruna Cavalcanti Falcão, da Delegacia da Mulher (DPMUL); e a major Danielly Marques de Souza, da Polícia Militar de Pernambuco.
Blog do Didi Galvão

