O Sertão de Pernambuco sempre contou com nomes influentes na política estadual e nacional, já teve Presidente do Senado e Congresso Nacional, Presidente da Câmara Federal e presidente interinamente da República. No entanto, mesmo com toda essa influência na política estadual, tendo até dois Governadores de Pernambuco, o Sertão nunca conseguiu eleger uma mulher entre os 25 representantes de Pernambuco na Câmara Federal.
A única mulher que chegou a ocupar temporariamente uma cadeira na Câmara Federal foi a Salgueirense, Dona Creuza Pereira. Creuza, ex-prefeita de Salgueiro, foi Deputada Federal de maio de 2016 a abril de 2018. Dona Creuza Pereira foi eleita prefeita de Salgueiro em 3 oportunidades, além de se tornar a primeira e até então única mulher a administrar a principal cidade do Sertão Central. A política sertaneja também é a primeira e única até então a se tornar Deputada Federal.
2026 é ano eleitoral e promete ter eleições bastante diferenciadas em relação às já realizadas até aqui, principalmente com as mulheres sertanejas dispostas a quebrarem certos tabus e em busca de protagonismos. Araripina já conta com 2 mulheres na Assembleia Legislativa (Alepe); ainda não é certeza quanto às candidaturas de ambas para tentativa de renovação dos mandatos. Ainda no Sertão do Araripe, uma ex-prefeita vem pronta para se tornar a primeira mulher eleita Deputada Federal pelo Sertão do Estado.
O Sertão e o Estado de Pernambuco vão se surpreender com uma novidade que vem por aí; tem uma jovem sertaneja que está pronta e querendo entrar para história mais uma vez. Já se comenta nos bastidores que o nome de uma jovem política está sendo trabalhado para entrar na briga por uma das 25 vagas que Pernambuco tem direito na Câmara Federal. Essa jovem é do Sertão do São Francisco e vem sendo destaque na área em que atua em sua cidade e nas redes sociais como empresária de sucesso.
Blog do Didi Galvão

