Região demonstra a eficácia de tecnologias como plantio direto, recuperação de pastagens e ILPF, inspirando produtores rurais
Em busca de soluções para uma agricultura mais sustentável e produtiva, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizou, no último dia (02), uma visita técnica à Fazenda Flores, no município de Coração de Maria. A propriedade, que há mais de uma década adota as práticas sustentáveis incorporadas no Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+ Bahia), se tornou referência em produção integrada e de baixo impacto ambiental.
A visita, liderada pelo professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Marcos Silva, que também contou com a participação de representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura (MAPA), teve como objetivo principal apresentar às instituições governamentais o resultado e as diversas vantagens competitivas da adoção de práticas sustentáveis na propriedade.
A Fazenda Flores é um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde diversas tecnologias do Plano ABC+ são testadas e aprimoradas, com o acompanhamento semanal do corpo técnico da UFRB. Entre as práticas destacadas estão o plantio direto, a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o uso de bioinsumos e a terminação intensiva de bovinos (semi confinamento).
Desde 2010, a Fazenda Flores implementa as diretrizes do Plano ABC+, colhendo bons indicadores como o aumento da produtividade, melhoria da qualidade do solo e redução das emissões de gases do efeito estufa.
As práticas implementadas na Fazenda Flores vão além da preservação ambiental. Segundo o gerente da propriedade, Gilberto Fernandes, os resultados obtidos na propriedade são expressivos. A fazenda, que atualmente realiza o manejo de 150 vacas e 250 bois, tem capacidade instalada para expandir a criação para até 1000 cabeças de gado, graças à eficiência da terminação intensiva e à disponibilidade de forragem produzida nas áreas de integração lavoura-pecuária. Além disso, a adoção de bioinsumos tem reduzido os custos de produção e minimizado os impactos ambientais.
Durante a visita, a Seagri, representada pelo coordenador do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Bahia, engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da pasta, Thiago Guedes, destacou o lançamento do Plano Safra 24/25 com foco em linhas de crédito específicas para projetos agropecuários, com taxas mais atrativas que as demais linhas nas instituições financeiras, para a implantação e incentivo a adoção de tecnologias sustentáveis.
“Queremos impulsionar o produtor rural à ampliar investimentos em práticas como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema agroflorestal, bioinsumos, florestas plantadas, sistema irrigado, plantio direto, terminação intensiva de bovinos, tratamento de dejetos de animais e recuperação de pastagens, é um investimento no futuro,” afirmou.
Para o professor Marcos, guia nesta visita imersiva na sustentabilidade, “foi crucial para fortalecer e expandir a agenda do Plano ABC, proporcionando mais visibilidade às ações já realizadas e discutindo os próximos passos para implementação e financiamento dessas tecnologias“, explicou.