Seagri realiza visita técnica para conhecer tecnologias sustentáveis no Território Portal do Sertão

Região demonstra a eficácia de tecnologias como plantio direto, recuperação de pastagens e ILPF, inspirando produtores rurais

Em busca de soluções para uma agricultura mais sustentável e produtiva, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) realizou, no último dia (02), uma visita técnica à Fazenda Flores, no município de Coração de Maria. A propriedade, que há mais de uma década adota as práticas sustentáveis incorporadas no Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC+ Bahia), se tornou referência em produção integrada e de baixo impacto ambiental.

A visita, liderada pelo professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Marcos Silva, que também contou com a participação de representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura (MAPA), teve como objetivo principal apresentar às instituições governamentais o resultado e as diversas vantagens competitivas da adoção de práticas sustentáveis na propriedade.

A Fazenda Flores é um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde diversas tecnologias do Plano ABC+ são testadas e aprimoradas, com o acompanhamento semanal do corpo técnico da UFRB. Entre as práticas destacadas estão o plantio direto, a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), o uso de bioinsumos e a terminação intensiva de bovinos (semi confinamento).

Desde 2010, a Fazenda Flores implementa as diretrizes do Plano ABC+, colhendo bons indicadores como o aumento da produtividade, melhoria da qualidade do solo e redução das emissões de gases do efeito estufa.

As práticas implementadas na Fazenda Flores vão além da preservação ambiental. Segundo o gerente da propriedade, Gilberto Fernandes, os resultados obtidos na propriedade são expressivos. A fazenda, que atualmente realiza o manejo de 150 vacas e 250 bois, tem capacidade instalada para expandir a criação para até 1000 cabeças de gado, graças à eficiência da terminação intensiva e à disponibilidade de forragem produzida nas áreas de integração lavoura-pecuária. Além disso, a adoção de bioinsumos tem reduzido os custos de produção e minimizado os impactos ambientais.

Durante a visita, a Seagri, representada pelo coordenador do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ Bahia, engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da pasta, Thiago Guedes, destacou o lançamento do Plano Safra 24/25 com foco em linhas de crédito específicas para projetos agropecuários, com taxas mais atrativas que as demais linhas nas instituições financeiras, para a implantação e incentivo a adoção de tecnologias sustentáveis.

Queremos impulsionar o produtor rural à ampliar investimentos em práticas como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema agroflorestal, bioinsumos, florestas plantadas, sistema irrigado, plantio direto, terminação intensiva de bovinos, tratamento de dejetos de animais e recuperação de pastagens, é um investimento no futuro,” afirmou.

Para o professor Marcos, guia nesta visita imersiva na sustentabilidade, “foi crucial para fortalecer e expandir a agenda do Plano ABC, proporcionando mais visibilidade às ações já realizadas e discutindo os próximos passos para implementação e financiamento dessas tecnologias“, explicou.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online