Balanço positivo e boas perspectivas marcam encontro do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina com entidades parceiras

Entraves com a comercialização de frutas para os Estados Unidos e capacitação dos produtores, foram os temas mais discutidos nesta sexta-feira (5), em Petrolina, durante um café da manhã promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), que reuniu as principais entidades do agronegócio no Vale do São Francisco.

Durante o evento, estiveram presentes o prefeito, Simão Durando, o ex-prefeito Miguel Coelho e representantes da Codevasf, Sebrae, Embrapa, Adagro, Univasf, Abrafrutas, Unimed, Sest Senat, IF Sertão e Senac. O presidente do SPR, Jailson Lira, fez um balanço positivo de 2025. “Tivemos um ano muito difícil, que nos desafiou a encontrar soluções para problemas como o tarifaço norte-americano. Por outro lado, aprendemos muito com as crises através da união dessas entidades parceiras, inclusive a posição determinante da Prefeitura de Petrolina. Com certeza, saímos com mais experiência para o que vem pela frente”, ressaltou.

Jailson Lira adiantou que são muito boas as expectativas para 2026, com a continuidade dos estudos para implantação da primeira vinícola de Petrolina, em parceria com a Prefeitura de Petrolina e o Sebrae. Garantindo que o município vai dar um salto ainda maior em produção e exportação de frutas com a nova fronteira agrícola do Projeto Pontal, o prefeito Simão Durando, também avaliou positivamente 2025, com a união das entidades parceiras do agro. “Todo mundo foi junto em busca de soluções para os problemas e continuaremos juntos em 2026, principalmente agora, que o prefeito de Petrolina é o presidente do Comitê das Exportações no Brasil”, frisou.

Para a chefe geral da Embrapa Semiárido, Lúcia Kill, 2025 também foi um ano em que todo Vale precisou transformar obstáculos em oportunidades. “Enfrentamos cada um dos desafios desempenhando exatamente o papel da pesquisa, dando subsídios com os observatórios de manga e uva, buscando alternativas para uso eficiente dos recursos hídricos e pesquisas voltadas ao futuro, nessa questão das mudanças climáticas que estão batendo aqui a nossa porta. Para 2026, seguimos juntos com os nossos parceiros, inclusive o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, buscando novas alternativas e trazendo novas opções para o Vale de São Francisco,” concluiu.

Por Carlos Laerte

Verifique também

Senado soma 99 pedidos de impeachment contra ministros do STF desde 2020

Alexandre Moraes é principal alvo dos pedidos de impeachment, principalmente quando passou a comandar investigações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online