Miguel Coelho um dos filhos do ex-senador Fernando Bezerra Coelho disputou o primeiro mandato eletivo em 2014 sendo eleito deputado estadual com 55.172 votos, 2 anos depois entra na disputa pela prefeitura de Petrolina e vence o pleito para o primeiro mandato de prefeito e 4 anos depois foi reeleito com expressiva votação.
Petrolina o maior município do sertão do Estado ficou pequena politicamente para Miguel Coelho, com exitosa gestão ganhou visibilidade além das fronteiras e foi para a disputa do governo em 2022. Os candidatos que não conseguiram votação para ir ao segundo turno, ficaram entre 18,04% e 18,15% dos votos válidos apurados no primeiro turno.
Miguel saiu da disputa de 2022 com espaços consolidados na política em todo estado de Pernambuco, tanto que já é o principal aliado de João Campos no interior. Tudo isso soma em seu favor e o coloca como nome certo na majoritária de 2026 liderada por João Campos, Miguel é um dos pré-candidatos a vaga de Senador da República.
Para que tudo isso se confirme, Miguel Coelho (União Brasil) tem um grande teste pela frente, sair fortalecido das eleições municipais deste ano com a vitória de seus candidatos. Seu maior desafio é conseguir a reeleição de Simão e de preferência já no 1º turno, aí ele carimba de vez seu passaporte para entrar no pleito eleitoral de 2026 num intervalo de 2 anos.
Lembrando que 2022 foi muito bem pensado por Miguel 2 anos antes em 2020, tudo foi como planejado e o filho de FBC saiu do pleito fortalecido com votação de mais de 76% do total de votos válidos apurados. Por tanto, Miguel vai ter que andar muito por Pernambuco inteiro. A senha para abrir possibilidades em 2026, já foi revelada, é vitória de seus ungidos.