A realização do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, nesta terça-feira (25), marcou um passo importante para fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e adolescência em Ouricuri. O encontro reuniu gestão municipal, conselhos, instituições parceiras, profissionais das áreas essenciais e a comunidade para construir, de forma conjunta, ações que garantam direitos e ampliem oportunidades para os jovens do município.
Durante o evento, a gestão destacou que o Selo UNICEF vai além de qualquer reconhecimento simbólico. Não se trata de um prêmio, mas de um compromisso permanente com responsabilidade, diálogo e ação. Compromisso que envolve fortalecer Assistência Social, Saúde, Educação e a participação efetiva da população, garantindo que cada criança e adolescente seja parte central das decisões.
O Fórum cumpriu seu papel como espaço de escuta, avaliação e planejamento coletivo. Cada fala, cada contribuição e cada olhar ajudaram a identificar desafios urgentes e a projetar soluções que melhorem indicadores importantes, ampliem a proteção social e assegurem mais desenvolvimento humano em Ouricuri.
Algumas ações do Governo já fortalecem as metas do Selo UNICEF, como a ampliação da vacinação infantil nas UBSs, o reforço dos CRAS e CREAS com busca ativa, o fortalecimento do Serviço de Convivência, a expansão do Criança Feliz, o apoio ao Conselho Tutelar com o novo sistema de registros e as ações permanentes contra a evasão escolar. Esses esforços consolidam uma rede mais protetiva para crianças e adolescentes.
Para o novo ciclo do Selo UNICEF, o município estabeleceu metas claras, como avançar na aprendizagem, ampliar a vacinação, prevenir violências, promover igualdade racial, fortalecer a rede de proteção e garantir ainda mais protagonismo aos jovens por meio do Núcleo de Cidadania da Criança e do Adolescente (NUCA).
Blog do Didi Galvão

