Atual advogado-geral da União, será encaminhado ao Senado para sabatina e votação; ele pode se tornar o 11º ministro indicado por Lula ao STF.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quinta-feira, 20, o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta de ministro do STF, decorrente da aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.
Agora, o nome de Messias será submetido à sabatina no Senado.
Processo de aprovação
Com o anúncio, o nome de Jorge Messias será encaminhado à CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, onde passará por sabatina. Após a análise e a votação na comissão, a indicação será submetida ao plenário do Senado, que precisa aprovar o nome por maioria absoluta, ao menos 41 dos 81 senadores, para que o indicado possa ser nomeado oficialmente pelo presidente da República.
Messias pode enfrentar resistência por parte do presidente do senado Davi Alcolumbre e de seu antecessor, Rodrigo Pacheco. O senador mineiro esperava ser o indicado, contando com apoio de Davi e amigos no senado. Pacheco esperava ser o ungido de Lula por ter sido leal no embate contra o ex-presidente, agora é aguardar a votação de Messias no senado.
Blog do Didi Galvão

