Acerola Day levará inovação e oportunidades para produtores de Orocó 

Evento inédito no município reunirá agricultores, especialistas e empresas para fortalecer a cadeia produtiva da fruta e ampliar o mercado para pequenos negócios

A acerola se consolidou como um dos destaques da fruticultura irrigada no município de Orocó, no Sertão do São Francisco. O cultivo da fruta, reconhecida como uma das maiores fontes naturais de vitamina C, tem gerado oportunidades para pequenos produtores da região. Porém, para oferecer um produto de qualidade e alinhado às exigências do mercado, é preciso conhecimento e técnica. Esse será o foco do 3º Acerola Day, que acontece pela primeira vez em Orocó, no dia 29 de novembro. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae Pernambuco, a Embrapa Semiárido e a Prefeitura do município. As inscrições podem ser feitas no site Acerola Day 2025 em Orocó – Sympla.

A programação contará com uma manhã de atividades voltadas a produtores e potenciais empreendedores interessados em investir no cultivo da fruta. O evento também busca aproximar agricultores de grandes empresas que compram acerola para revenda em forma de polpa e para uso na indústria de cosméticos, uma das principais compradoras da produção sertaneja. As palestras abordarão temas como manejo adequado, novas tecnologias agrícolas, certificação ambiental e acesso a novos mercados.

Devido ao baixo custo de implantação e manutenção, a cultura da acerola tem sido tradicionalmente associada à agricultura familiar, mas o retorno financeiro ainda é considerado baixo em comparação a outras culturas consolidadas na região, como manga e uva. Esse efeito se dá muito por conta da ausência de certificação, especialmente a orgânica, que agrega valor e amplia as possibilidades de venda.

“A cultura da acerola é forte na região e tem conquistado novos territórios ano após ano. No entanto, os agricultores ainda têm pouca informação sobre o tema. O objetivo do evento é fortalecer essa cadeia por meio do incentivo à agricultura orgânica, principalmente, já que o mercado passou a exigir essa contrapartida. A certificação dá mais segurança tanto para quem produz quanto para quem compra – é a garantia de que o produto passou por um rigoroso processo de qualidade. E o valor pago por um produto orgânico é mais alto”, destaca Gledson Mattos, especialista em Agronegócio do Sebrae/PE.

Temas como controle de pragas, inovação no cultivo, tendências de mercado e novos produtos também estarão no centro dos debates do 3º Acerola Day. As palestras serão conduzidas por técnicos da Embrapa e representantes de empresas compradoras diretas da fruta. Instituições financeiras parceiras também participarão da iniciativa, oferecendo orientações sobre linhas de crédito específicas para investimento na produção. A expectativa é reunir cerca de 100 participantes de Orocó e municípios vizinhos, como Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco.

“Mais do que levar conhecimento técnico, como sobre manejo, gestão, mercado e fitossanidade, a proposta é incentivar o networking entre produtores e grandes empresas, fortalecendo o encadeamento produtivo”, informa Gledson Mattos. Segundo ele, Petrolina já tem uma produção mais estruturada e, no ano passado, Belém do São Francisco chegou a marca de 10 mil hectares de acerola plantados. É uma cultura em plena expansão e com grande potencial de crescimento em municípios como Orocó. Por isso, a novidade é que o evento passa a ser itinerante, a partir desta edição.

Acerola em números

Capaz de ser colhida até sete vezes por ano, a acerola se consolida como um negócio promissor. De acordo com a Embrapa, o Brasil produz anualmente cerca de 60 mil toneladas da fruta, sendo 64% oriundas do Nordeste, especialmente do Vale do São Francisco. Levantamento do Censo Agropecuário do IBGE aponta que o valor médio de produção da acerola em Pernambuco é de R$ 28,9 milhões, com 1.465 hectares colhidos e mais de 900 mil pés plantados. O maior produtor do estado continua sendo Petrolina.

Boa parte da produção de acerola no Vale do São Francisco ainda abastece o mercado interno. O Sebrae tem papel estratégico nessa cadeia, aproximando empreendedores de grandes empresas e oferecendo consultorias e capacitações voltadas à melhoria da qualidade do produto e à agregação de valor. Na região, a principal agroindústria é a Niagro, que processa a acerola e exporta o extrato para diversos países.

Serviço

O quê: 3º Acerola Day
Quando: 29 de novembro, das 7h às 13h
Onde: Projeto Brígida/Zé Preá – Orocó (PE)
Inscrições: Acerola Day 2025 em Orocó – Sympla

Verifique também

Briga entre duas mulheres dentro de esgoto chama atenção no N-4, zona rural de Petrolina

Uma situação inusitada foi registrada no N-4, na zona rural de Petrolina, no Sertão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online