Projeto pernambucano abre inscrições gratuitas para incentivar mulheres na música

Ação inédita será realizada em Nazaré da Mata e tem como público-alvo mulheres que residem na região da Mata Norte. As inscrições seguem até a terça-feira, dia 18, por meio da internet

Estão abertas as inscrições para o Curso de Teoria Musical e Desenvolvimento Artístico para Mulheres, projeto cultural pernambucano que busca incentivar mulheres na música. A iniciativa é exclusiva para moradoras dos 19 municípios da Zona da Mata Norte, região reconhecida por sua forte tradição musical e pelas expressões culturais de raiz.

O curso é gratuito e oferece 30 vagas, gratuitamente. Para participar, é preciso ter idade mínima de 8 anos e apresentar cópia do RG e do CPF no ato da matrícula. Crianças e adolescentes interessados na formação devem anexar documento de responsável ou adulto no momento da matricula. As inscrições tiveram inicio no sábado (15) e seguem até a terça-feira (18), no perfil do projeto na internet: https://www.instagram.com/projetomusicalparamulheres.

As aulas serão realizadas nos dias 22, 23 e 29 de novembro, das 8h às 17h, também na sede da Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Capa Bode), reconhecida como Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo de Pernambuco. O curso tem carga horária total de 24 horas-aula, com certificado de conclusão, e garante às participantes contato com material didático, alimentação e acessibilidade completa. O projeto conta com incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

A Zona da Mata Norte é um território musical por natureza. Das bandas filarmônicas e fanfarras escolares aos maracatus de baque solto, cocos de roda, cavalo-marinho, frevo rural e ciranda, a região é um dos principais pólos de formação e criação cultural do estado. Ainda assim, a presença feminina nos espaços de ensino e produção musical segue limitada. O curso chega como uma ação pioneira, voltada à formação técnica, artística e empreendedora de mulheres, estimulando novas possibilidades profissionais no setor cultural.

Idealizadora do projeto, Thayana dos Santos Pereira, 23 anos, é musicista, educadora e produtora cultural de Nazaré da Mata, ela já coordenou projetos reconhecidos pelo Funcultura, como “Euterpina Juvenil Nazarena e os Cantos de Sua Casa”. Mulher negra e periférica, Thayana explica que o projeto é mais do que um curso: “É um espaço de encontro e de transformação. Queremos que as mulheres da cana, da aldeia e das periferias vejam na música uma possibilidade real de carreira, renda e autonomia”.

A equipe docente é composta por três artistas pernambucanas que simbolizam resistência e diversidade na música. As irmãs Mayara Barbosa e Mayra Barbosa, também formadas pela UFPE, são cantoras, compositoras e instrumentistas, conhecidas por integrarem um grupo feminino de forró “As Januárias”, juntamente com mais uma integrante do grupo, Sidcléa Cavalcanti, que, juntas, valorizam o papel das mulheres na música popular pernambucana.

O conteúdo do curso inclui teoria musical, leitura de partitura, harmonia, ritmo, composição e história da música sob a perspectiva feminina, além de debates sobre identidade, gênero e empreendedorismo cultural. As aulas oferecerão instrumentos musicais para prática, assegurando a participação mesmo de quem não possui instrumento próprio.

Com acessibilidade plena — incluindo intérprete de Libra e rampas de acesso —, o projeto pretende criar uma rede de mulheres artistas e produtoras culturais, fortalecendo o papel feminino na cultura e revelando novas vozes para o futuro da música pernambucana.

Ficha técnica:
Coordenação Geral: Régis Arruda
Produção Geral: Thayana Santos
Assistente de Produção: Raquel Freitas
Produção Executiva: Aniara Menezes
Ministrantes: Mayra Barbosa, Mayara Barbosa e SIDCLÉA CAVALCANTI
Identidade Visual: Estúdio Meio Fio – Italo Mikoko e Nicole Sá
Assessor de Comunicação: Salatiel Cícero

Verifique também

Lista dos 200 candidatos contemplados do Minha Casa Minha Vida em Petrolina já está disponível

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online