Perícia criminal em locais de sinistro de trânsito une análise técnica, ciência e atenção a cada detalhe

Realizando um trabalho minucioso e especializado, peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC) analisam vestígios materiais para montar o quebra-cabeças da dinâmica do evento, determinando causas, responsabilidades e fornecendo respostas à Justiça

Nos casos em que os sinistros de trânsito resultam em lesões corporais graves ou mortes, configurando crimes de trânsito, a atuação da perícia criminal é fundamental para o esclarecimento dos fatos. Nesses cenários, os peritos do Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica de Pernambuco, aplicam metodologia científica e técnicas de análise forense para reconstituir, com precisão, a dinâmica do evento. O objetivo é identificar as causas, determinar responsabilidades e produzir provas técnicas que subsidiem a atuação da Justiça e das autoridades de trânsito.

Mais do que apontar culpados, o trabalho desses profissionais, servidores da Secretaria de Defesa Social (SDS), busca compreender os mecanismos que levaram ao sinistro de trânsito e contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e responsável. Os vestígios materiais coletados transformam-se em informações qualificadas, que ajudam não apenas a solucionar casos concretos, mas também a prevenir novas ocorrências.

De eventos frequentes nas vias urbanas e rodovias, os sinistros de trânsito podem acontecer em frações de segundos e, quando resultam em morte, deixam de ser mera fatalidade para se tornarem potenciais crimes de trânsito. Nesses casos, entram em ação os peritos criminais, que utilizam tecnologia de ponta e metodologia científica para analisar cada vestígio para reconstruir os fatos e identificar a causa determinante do sinistro.

“A perícia criminal é a ciência que busca a verdade. Com técnicas especializadas, analisamos vestígios que muitas vezes passam despercebidos para o olhar comum. Nosso trabalho é revelar a história que está escondida nas marcas e fragmentos deixados pelo acidente, entender o que aconteceu, como aconteceu e, principalmente, por que aconteceu”, pontuou o perito criminal especial André Amaral.

Cada detalhe importa. Então, no local da ocorrência, os peritos coletam e registram evidências, distâncias, marcas de frenagens, impactos (avarias) nos veículos, condições da pista, sinalização, vestígios deixados no asfalto e até possíveis falhas mecânicas, resultando em um documento chamado laudo pericial. “Tudo conta na busca pela verdade, cada peça do veículo avariado, cada imagem registrada. E, quando há indícios de crime de trânsito, nós fornecemos informações cruciais para o inquérito policial”, esclareceu o também perito criminal Vinicius Nogueira Trajano.

*AGILIDADE E EFICIÊNCIA NO CASO SALOÁ* – Profissionais da Polícia Científica da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo especialistas em mecânica, atuaram com agilidade e eficiência na ocorrência de sinistro de trânsito envolvendo um ônibus, no mês de outubro, na BR 423, em Saloá, no Agreste pernambucano. As equipes realizaram exames preliminares e complementares no local, bem como no veículo, para verificar marcas de frenagem e sulcos na pista, dentre outros fatores. O objetivo é a elaboração de um laudo pericial, determinando as causas e a dinâmica do sinistro, que deixou dezenas de mortos e feridos.

Verifique também

Tony Allysson é confirmado como atração do Show Católico 2025 em Santa Maria da Boa Vista

A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista anunciou a realização do Show Católico 2025 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online