Juntos pelo Social: SDS reforça cidadania e inclusão com ações voltadas aos pescadores artesanais de todo o Estado

Com passagem do Litoral ao Sertão de Pernambuco, os mutirões integram a Semana do Pescador e garantem emissão gratuita da nova CIN, documento essencial para acesso a benefícios sociais

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC), segue ampliando sua atuação a partir do programa Juntos pelo Social, iniciativa voltada à promoção da cidadania, garantia de direitos e oferta de serviços essenciais à população pernambucana. Na última quinta (23), o projeto chegou ao distrito de Ponta de Pedras, em Goiana, levando serviços gratuitos voltados aos pescadores e marisqueiras da região.

Em parceria firmada com o Ministério da Pesca e Aquicultura, a SDS integra, até a primeira quinzena de novembro, a Semana do Pescador, uma série de mutirões voltados ao atendimento dos profissionais da pesca artesanal. A ação tem como objetivo facilitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento obrigatório para o recebimento do chamado seguro defeso, benefício que garante renda aos pescadores durante o período de proibição da atividade em decorrência da preservação do ecossistema aquático e dos recursos naturais.

Durante o mutirão, moradores de Goiana e de municípios vizinhos puderam atualizar seus documentos e esclarecer dúvidas sobre o benefício. A marisqueira Edna Maria da Conceição, de 40 anos, moradora de Barra de Catuama, destacou a importância da iniciativa: “Eu trabalho com pesca há 25 anos e é dela que tiro o sustento dos meus três filhos. Conheci a atividade por conta da família do meu esposo, porque todos eram pescadores. Foi assim que comecei a ganhar uma renda própria. Quando chega o período de proibição, a gente fica sem poder ir pra maré, sem trabalhar. Essa ação de hoje é uma ajuda e tanto, porque sem o documento a gente não recebe o seguro, e isso faz falta”.

Com uma história semelhante, Maria de Fátima Soares da Cunha, de 49 anos, também comemorou a oportunidade de regularizar seus documentos e garantir o acesso ao benefício. “Há 30 anos eu trabalho com a pesca de marisco. Quando vem o período de proibição, a gente tem que parar por uns seis meses e fica muito difícil. Antes, eu dependia do apoio da minha mãe. Agora, com essa ajuda para conseguir o benefício, a gente tem uma segurança maior”, afirmou.

Além da emissão da CIN, os mutirões contam com a participação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), responsável pela emissão de certidões de nascimento e casamento, e da Secretaria de Administração (SAD), que disponibiliza o Expresso Cidadão para reforçar a capacidade de atendimento. O trabalho conjunto tem garantido agilidade na regularização documental e acesso a direitos básicos. “Essa é uma ação integrada entre o Ministério da Pesca e o Governo de Pernambuco para garantir que nenhum trabalhador fique sem acesso ao seguro defeso por falta de documentação. A equipe da SDS está em campo para levar dignidade e cidadania às pessoas que vivem da pesca artesanal”, destacou a sargento Mirameles Sabino, da GPAC.

JUNTOS PELO SOCIAL – Entre os dias 16 e 18 de outubro, as ações do programa passaram por Igarassu e Itamaracá, onde foram realizados mais de 2,2 mil atendimentos em apenas três dias. Agora, as próximas etapas da Semana do Pescador seguem com o Juntos pelo Social até novembro, alcançando municípios do Litoral ao Sertão pernambucano. A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em ampliar o acesso da população aos serviços públicos essenciais e fortalecer políticas de inclusão e cidadania em todo o Estado.

Verifique também

Moradores da Rua Albino Aires Cavalcante, no bairro Beira Rio, em Cabrobó, denunciam falta d’água há mais de 15 dias

Moradores da Rua Albino Aires Cavalcante, conhecida como rua de baixo do bairro Beira Rio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online