Estudantes do IFSertãoPE têm startup selecionada para fase final do Programa Capital Empreendedor do Sebrae

A jornada empreendedora de estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) ganhou um novo capítulo de destaque nacional. A startup CyberAgro, desenvolvida pelos discentes de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural, Antônio Henrique Filho e Wendell Nascimento, foi selecionada para a fase final do Programa Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae que conecta negócios inovadores a oportunidades de investimento e aceleração.

Durante as etapas anteriores do programa, os estudantes participaram de mentorias, oficinas e rodadas de aprimoramento do modelo de negócio, em um processo que teve início no mês de março. Na fase final, a startup terá a oportunidade de apresentar seu pitch para investidores e especialistas em inovação, concorrendo a possibilidades reais de captação de recursos.

A fase final, chamada de Deal Day, acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, em São Paulo. A programação conta com duas rodadas de investimento, em que cada startup selecionada apresentará para 50 investidores sua ideia inovadora. “Além de representar a conquista de uma grande meta para todo o time, este momento marca um verdadeiro divisor de águas na história da nossa startup. Será a oportunidade de alcançar novos patamares, fortalecer nossa presença no ecossistema e se conectar a grandes nomes da inovação e do empreendedorismo no Brasil”, afirmou Antônio Henrique.

Para Wendell Nascimento, a expectativa é que a startup conquiste mais que investimento, mas também uma bagagem repleta de aprendizados e novas experiências. “Espero poder conseguir enxergar o topo da montanha. Poder sentir que toda essa trajetória valeu a pena, que conseguimos chegar onde tínhamos que estar e que poderemos, a partir dali, enxergar novas possibilidades. Poder ter o reconhecimento e prestígio que merecemos e voltar pra casa com não apenas investimento, mas com conhecimento, bagagem e conexões que nos façam estar em um próximo nível”, declarou.

A CyberAgro apresentou uma solução voltada para a fruticultura, o XMango, um dispositivo inovador que tem como objetivo atuar no combate à mosca-das-frutas, na falta de mão de obra e na imprecisão da contagem de frutos. De acordo com Antônio Henrique, o XMango é uma solução que une inteligência artificial, visão computacional e automação agrícola. “O projeto visa criar um robô autônomo de patrulha agrícola capaz de coletar mangas caídas, monitorar pragas e gerar relatórios de produtividade em tempo real, conectados a uma plataforma SaaS com interface mobile, acessível via aplicativo. Já possuímos MVPs funcionais para identificação e contagem de frutos, além de uma armadilha inteligente para monitoramento da mosca-das-frutas”, explicou.

A CyberAgro representa um movimento dentro do IFSertãoPE de estímulo ao protagonismo estudantil e à criação de tecnologias. Para Antônio Henrique, o Instituto é mais que um parceiro do projeto. “O apoio que recebemos aqui, desde os docentes até a coordenação, é algo que sabemos que poucas instituições oferecem. Esse apoio tem sido fundamental para transformar nossas ideias em tecnologia que faz a diferença no campo. Temos alegria e honra de carregar e poder levar o nome do IFSertãoPE para onde vamos”, assegurou.

Verifique também

Moradores da Rua Albino Aires Cavalcante, no bairro Beira Rio, em Cabrobó, denunciam falta d’água há mais de 15 dias

Moradores da Rua Albino Aires Cavalcante, conhecida como rua de baixo do bairro Beira Rio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online