2 prefeitos de Pernambuco foram rifados pelos próprios companheiros de partido

Muitos prefeitos perderam a oportunidade de reeleição sendo rejeitados pelos eleitores de sua cidade, outros não chegaram nem a disputar tendo sido rifado pelos correligionários na convenção partidária. Pelo menos dois experimentaram esse processo estando na chefia do executivo de seu município, um deles foi Odacy Amorim em Petrolina e o outro foi João da Costa no Recife.

Odacy Amorim foi eleito vice-prefeito de Petrolina na chapa liderada por Fernando Bezerra Coelho, FBC foi reeleito em 2004 e renunciou no final de 2006 para assumir a secretaria de desenvolvimento econômico de Pernambuco. Seu vice Odacy assumiu o comando administrativo da principal cidade do sertão, com reais possibilidades de reeleição em 2008.

A gestão de Odacy vinha sendo bem avaliada pela população de Petrolina e sua reeleição em 2008 era dada como certa, todavia o inesperado aconteceu e seu principal inimigo surgiu de dentro do seu partido o PSB. Gonzaga Patriota queria aproveitar que tinha o controle da legenda em Petrolina, da aproximação com o presidente Lula e da amizade com o governador Eduardo Campos para levar adiante a ideia de se tornar prefeito de Petrolina.

Gonzaga Patriota derrotou Odacy na convenção partidária do PSB, foi para a disputa e não conseguiu realizar o sonho. O PSB perdeu a chance de se manter na administração de Petrolina, faltou coletividade de Odacy na gestão e companheirismo de Gonzaga na convenção. Quem se deu bem com a briga interna foi Julio Lossio, ele foi eleito em 2008 e reeleito em 2012.

O outro prefeito rifado pelo próprio partido foi João da Costa, esse foi eleito sucessor de João Paulo no Recife em 2008. João Paulo do PT surpreendeu ao derrotar Roberto Magalhães quando tentava a reeleição em 2000, após exitosa administração foi reeleito em 2004 e fez seu sucessor em 2008. O PT rifou João da Costa, Humberto Costa foi o candidato em 2012, naquele ano foi eleito o desconhecido Geraldo Júlio para conduzir os destinos da capital.

Os fatos envolvendo prefeitos de importantes cidades de Pernambuco, deixa claro que o eleitorado está atento a tudo e repudia qualquer traição ou manobra politica para derrubar o companheiro. Veja que em Petrolina no ano de 2008 e no Recife em 2012, dois experientes foram derrotados e dois desconhecidos foram eleitos. Vale refletir também que quando estiver na oportunidade do comando, aprenda a ser grato com que lhe ajudou.

Verifique também

Cúpula do Clima: Lula e líderes mundiais se reúnem antes da COP 30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com 57 líderes internacionais na Cúpula do Clima, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online