Convenção da Frente Popular do Recife aconteceu no bairro das Graças. Victor Marques (PCdoB) é candidato a vice
Por: Pedro Alves, g1 PE
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou neste domingo (4) a candidatura à reeleição do prefeito do Recife, João Campos. A legenda, junto com outros os 11 partidos que compõem a Frente Popular, realizou convenção no Clube Português, no bairro das Graças, Zona Norte da cidade.
A atual vice-prefeita, Isabella de Roldão (PDT), não disputará a reeleição junto com o prefeito. O vice na chapa será o engenheiro civil Victor Marques (PCdoB), que era chefe de gabinete do prefeito e deixou o cargo para concorrer. A escolha dele pôs fim a meses de disputas com PT, que pleiteava a vaga e chegou a indicar o nome do médico Mozart Sales para a candidatura.
A Frente Popular do Recife é liderada pelo PSB e tem o apoio do da federação composta pelo PT, PCdoB e PV e dos partidos União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, Democracia Cristã, Agir e PMB.
Durante a convenção, o PSB também lançou 38 candidatos a vereador no evento.
João Campos chegou ao Clube Português carregado nos ombros por militantes. No palanque, ele falou sobre obras realizadas durante os quatro anos de gestão, e contou, também, que o momento é de celebrar conquistas e reafirmar o compromisso com o futuro.
“O que a gente conseguiu fazer em três anos e oito meses é um sonho que parece que não era possível, mas se transformou em realidade. Você, em três anos e oito meses, fazer o dobro de vagas de creche na cidade, que levou 40 anos para fazer 6 mil vagas, e nós fizemos, em menos de quatro anos, 7 mil vagas de creche. Você imaginar o que é saltar 10% da alfabetização, o que é chegar a 50% da educação integral”, afirmou.
Questionado sobre o vice – que usou o palanque para se apresentar à militância – João Campos disse ter certeza de que Victor Marques foi a melhor escolha.
“Victor é uma pessoa preparada. Representa um time que fez e faz pelo Recife, que se dedicou todos os dias a fazer o bom dever de casa, a escuta, o trabalho com qualidade. É alguém que gosta de serviço. Que tem sensibilidade política e capacidade de gestão, e que faz parte de um time que é aprovado pelas pessoas e que me ajuda a coordenar esse time”, declarou.
Participaram da convenção o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB); o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos); e lideranças do PSB e dos outros partidos da Frente Popular.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), também foi ao evento. Ele é do partido da governadora Raquel Lyra (PSDB), que apoia a candidatura de Daniel Coelho (PSD).
Outra presença notável foi da prima de João Campos Marília Arraes (Solidariedade), a quem ele derrotou em segundo turno nas eleições municipais de 2020. A campanha foi marcada por ofensas das duas partes.
A candidata a prefeita de São Paulo Tabata Amaral (PSB), namorada de João Campos, também veio ao Recife para a convenção.