Nesta terça-feira (21/10), a Câmara Municipal de Orocó realizou a 12ª Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2025. Sob a condução do presidente Alexandre Caetano, os trabalhos seguiram o rito regimental e contaram com a presença de 6 dos 9 vereadores que compõem a Casa Legislativa.
Fazendo uso da tribuna popular, a Dra. Elizângela apresentou aos parlamentares e à população o Projeto de Lei que institui o Código de Postura Municipal. A proposta tem como objetivo regulamentar normas de convivência, higiene, segurança e bem-estar social, promovendo uma melhor organização do espaço urbano e o fortalecimento das ações administrativas do poder público. A matéria foi encaminhada para as Comissões da Casa, e deve ser votada em breve.
Os vereadores Patrício do Projeto, Dr. Sandro Santos, Alexandre Caetano, Lucas Leal, Hélio de Zefinha e Thiago Vasconcelos acompanharam atentamente a explanação sobre o Código de Postura Municipal, destacando a importância do projeto para o ordenamento da cidade e a melhoria da qualidade de vida dos orocoenses.
Os parlamentares que fizeram uso da tribuna, apresentaram uma série de demandas que visam promover o bem-estar e melhor qualidade de vida para a população, tanto da zona urbana como da zona rural, especialmente no tocante ao abastecimento de água.
Na área de infraestrutura e meio ambiente, o vereador Alexandre Caetano apresentou a Indicação nº 114/2025, solicitando ao prefeito Ismael Lira e à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, comandada por Alberonny Gomes, a instalação de containers para depósito de lixo e resíduos em locais onde o descarte irregular de lixo urbano tem sido mais frequente.
A sessão também foi marcada por moções de reconhecimento. Os vereadores aprovaram, de forma conjunta, a Moção de Pesar nº 049/2025 pelo falecimento de Maria das Dores Amando, e a Moção de Aplausos nº 050/2025, de autoria do vereador Sandro José dos Santos, em homenagem a Damião Pedro dos Santos, conhecido como Damião do Sorvete, pela realização de um evento em comemoração ao Dia das Crianças, no último dia 12 de outubro.