A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) participou, durante esta semana, de uma série de agendas estratégicas em Brasília, com foco em desenvolvimento sustentável e inovação. Entre os principais compromissos, a Adepe marcou presença no Festival de Inovação Política: Bancada Feminina na COP30, um evento pré-COP realizado em 7 e 8 de outubro, como parte da programação oficial do Festival Curicaca. O festival é considerado o maior evento internacional sobre inovação e tecnologia na indústria já realizado no Brasil.
Na pauta da semana, também esteve o Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, um diálogo de política pública promovido pelo Ministério das Comunicações. O evento reforçou a importância da infraestrutura digital para o desenvolvimento econômico.
A agenda incluiu ainda reunião com a Stellantis, com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti. O objetivo foi a atração de empresas para fortalecer a presença de sistemistas que atendam ao mercado automotivo do estado.
A Adepe também se reuniu com a secretária-adjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Aline Damasceno, para discutir o Fundo de Transição Energética Verde e Justa. Além disso, participou de um evento da Câmara de Comércio Brasil-França, reforçando os laços comerciais e buscando novas oportunidades de investimento.
Para consolidar as ações, ainda aconteceu um encontro em torno da construção de um portfólio de investimentos e soluções que a Adepe levará para Pernambuco, visando impulsionar ainda mais o desenvolvimento e a inovação do estado.
A programação contou com a participação de uma comitiva da Agência, formada pela diretora-presidente Ana Luiza Ferreira, a assessora especial da presidência, Angela Tribuzi, a diretora-geral de Atração de Investimentos, Bárbara Lacerda e pela gerente-geral de Atração de Investimentos Déa de Paula.