Histórias de superação e orgulho marcam aula inaugural da segunda turma do Curso de Formação dos Bombeiros Militares de Pernambuco

Emoção, legado familiar e exemplos de dedicação marcam a cerimônia, que reuniu 322 novos alunos do CBMPE

Em clima de solenidade, familiares, amigos e autoridades acompanharam a aula inaugural da nova turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O momento marcou o início da jornada de centenas de jovens que sonham em vestir a farda laranja e dedicar suas vidas à proteção da população pernambucana.

Entre os presentes estava Carlos Fernandes de Oliveira, que acompanhava o neto, Nelmo Carlos, 20 anos, agora aluno do curso de formação. Emocionado, ele lembrou que a escolha do jovem foi inspirada no pai, policial militar já falecido. “Meu neto resolveu entrar na Corporação talvez em homenagem ao pai. Ele se preparou, fez natação, treinou durante meses, e agora está aqui realizando esse sonho”, disse o avô, cidadão de Itaíba e residente no Recife há oito anos.

O sentimento de orgulho também foi compartilhado por Fabrine e Fernanda Branco, naturais de São João, no Agreste pernambucano. Fabrine, que concluiu sua formação na edição anterior, fez questão de prestigiar a irmã, agora aluna da nova turma. “É uma honra ver minha irmã seguindo os mesmos passos que eu segui, com a mesma garra e perseverança. Ela foi uma inspiração antes mesmo de eu entrar no Corpo de Bombeiros, e hoje espero ser exemplo para que ela também conclua sua formação com êxito”, afirmou a soldado Fabrine Branco, 21 anos.

Fernanda, de 24 anos, destacou a influência da irmã em sua trajetória: “Eu nunca pensei que seria capaz de superar todos os desafios e chegar ao dia de hoje. Minha irmã sempre foi uma inspiração para mim, e agora espero retribuir com a mesma dedicação ao servir a população de Pernambuco”.

Aos 20 anos, a recifense Sara Galdino representa a força da dedicação na juventude. No oitavo período do curso de Direito, ela conciliou a faculdade com a preparação para concursos, até conquistar sua vaga no Corpo de Bombeiros. Inspirada por familiares que atuam na carreira militar, Sara contou que três tios são policiais e que esse contato foi determinante para sua decisão: “Foi um período difícil, precisei abrir mão de muitas coisas, mas valeu a pena. Quando passei, percebi que era aqui que eu me identificava de verdade. Meu tio, que é oficial da PM, está aqui comigo hoje e é uma grande referência. Estou aprendendo muito, amadurecendo e criando resiliência. Espero dar o meu melhor no curso e me formar como bombeira militar futuramente”, afirmou.

Com a aula inaugural, os novos alunos iniciam oficialmente um percurso de formação que vai muito além da disciplina militar. É o começo de uma trajetória dedicada a servir à população com coragem e solidariedade, valores que formam a essência do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

CONCURSO – Além dos 322 alunos que iniciaram o CFHP do CBMPE, desde o início da atual gestão estadual, 298 praças já se formaram e mais de 60 cadetes estão em formação. A previsão é que, até 2026, mais de sete mil policiais sejam incorporados na Defesa Social do Estado, abrangendo as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

Verifique também

Show solidário em Petrolina reserva espaço especial para crianças do Hospital Dom Tomás

A estrutura já está sendo montada no Parque Josepha Coelho para o “Bora Brincar Petrolina”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online