O abastecimento de água em Pernambuco é um verdadeiro desafio e todo mundo sabe disso, até mesmo as cidades que ficam às margens do Rio São Francisco enfrentam problemas relacionados a falta d’água. Nos discursos em épocas de campanhas eleitorais, todos os candidatos tem solução para resolver esse histórico problema do Estado.
A Compesa foi criada no ano de 1971, a época o Governador de Pernambuco era Eraldo Gueiros. Até essa data não há uma cidade se quer em todo Estado de Pernambuco, onde a população inteira manifeste absoluta satisfação com a prestação dos serviços da estatal. A culpa não é dos seus funcionários, sim da classe política que pouco faz em favor da empresa.
Na campanha presidencial de 2006 o então presidente e candidato a reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva chamou Cristovam Buarque de candidato de uma nota só. Isso porque o candidato do PDT só falava em educação, daí foi apelidado pelo ex-companheiro. Se Lula vier assistir a uma sessão da Câmara de Petrolina, vai dizer que os parlamentares são vereadores de uma nota só.
Isso mesmo! e com tantos desafios pela frente, parece que os vereadores de Petrolina não têm outra preocupação. Toda sessão é a mesma coisa, só muda o vereador, o discurso é o mesmo e o tema é Compesa. Que o problema existe e é histórico todo mundo sabe, o que falta agora é discutir uma solução e essa só vem com vontade e empenho político de todos.
Nosso Sertão e em especial os municípios do Vale do São Francisco, tiveram uma oportunidade de ouro para resolver esse problema histórico relacionado a Compesa. Com a transposição das águas do Rio São Francisco por meio dos eixos Norte e Leste, o Estado deveria exigir do Governo Federal investimentos para melhorar a qualidade na prestação desses serviços.
Como nada foi feito e o Estado perdeu essa grande oportunidade, os vereadores de Petrolina usam a Compesa como ‘rota de fuga’. Isso poque tem muitos problemas para serem abordados, parece que não tratar deles chega a ser conveniente. Toda sessão da Câmara Municipal é a mesma coisa, deixando de lado as moções de aplausos o tema é Compesa.