A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, na última quarta-feira (8), a palestra “Desafios em Privacidade e Segurança da Informação”, no auditório da sede da Companhia, em Brasília, com transmissão por videoconferência para todas as superintendências. O encontro reuniu empregados e empregadas para discutir a aplicação prática da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e medidas de segurança que devem ser incorporadas ao cotidiano de trabalho.
Durante o evento, foi lançada a Cartilha “Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD” da Codevasf, que orienta sobre como aplicar a legislação no cotidiano de trabalho. A publicação reúne conceitos fundamentais, exemplos práticos e responsabilidades de cada área, servindo como referência para a adoção de comportamentos seguros e alinhados às diretrizes legais e institucionais.
O evento contou com a presença do diretor-presidente da Codevasf, Lucas Felipe de Oliveira; do diretor da Área de Governança e Sustentabilidade, Gill Cutrin, além de empregados, colaboradores, prestadores de serviço e parceiros da empresa.
Na abertura, Lucas Felipe de Oliveira ressaltou a importância prática e estratégica do encontro. “As palestras trazem informações práticas sobre como devemos agir. Temos que conhecer o conteúdo da cartilha e fazer a nossa parte. Este evento é mais um reforço às instâncias de governança, que priorizamos. Temos avançado nos nossos índices de maturidade e seguimos firmes nesse compromisso com a sociedade”, ressalta.
LGPD no dia a dia da Codevasf
Na abertura das apresentações, Hernany Silveira, presidente do Grupo de Trabalho de Tratamento de Dados Pessoais, abordou o Regulamento Interno de Tratamento de Dados Pessoais, apresentando situações práticas em que dados sensíveis são tratados rotineiramente na empresa. Ele destacou a importância de cada empregado compreender seu papel na proteção das informações.
Na sequência, Lívia Vítola, advogada e encarregada de Dados da Codevasf , falou sobre responsabilidade civil na LGPD e apresentou exemplos de golpes comuns, incluindo clonagem de voz com inteligência artificial, empréstimos consignados fraudulentos e QR Codes falsos. Ela alertou que a voz humana é considerada dado sensível pela legislação e ressaltou a importância de redobrar a atenção a solicitações inesperadas de dados.
Fortalecimento da Segurança da Informação
Na sequência, Carlos Magno, da Gerência de TI e da Unidade de Segurança Cibernética, apresentou as principais ações implementadas para fortalecer a segurança da informação na Codevasf. Ele destacou iniciativas técnicas e operacionais como o uso de autenticação multifator (MFA), monitoramento de acessos, atualização contínua de sistemas, políticas de backup e gestão de incidentes, além de campanhas permanentes de conscientização. As medidas visam proteger dados institucionais e pessoais contra ameaças internas e externas, assegurando um ambiente digital mais confiável e resiliente.
Encerrando a programação, Talles Ferreira Januário, coordenador de Riscos, Controles e Integridade da Poupex, abordou o tema “Disseminação do Aculturamento à LGPD”. Com ampla experiência na implementação de programas de privacidade em instituições financeiras, Talles ressaltou que a adequação à LGPD vai além da conformidade legal: requer engajamento das pessoas, clareza de processos e consolidação de uma cultura organizacional orientada à proteção de dados.
Proteja-se!
Seguem algumas medidas práticas que podem ser adotadas para fortalecer a segurança da informação, tanto no ambiente corporativo quanto pessoal:
- Minimize a coleta e o compartilhamento de dados: retenha apenas o necessário e evite envio de dados institucionais para e-mails pessoais. Evite compartilhamentos desnecessários de informações pessoais;
- Use senhas fortes e ative a autenticação em dois fatores;
- Desconfie de solicitações inesperadas de dados por e-mail, mensagem ou telefone;
- Proteja documentos e telas: bloqueie o computador ao se ausentar e descarte documentos com dados pessoais de forma segura;
- Regra de ouro: na dúvida, não clique, não execute transações e não forneça informações pessoais ou senhas;
- Em caso de incidente, registre reclamação no consumidor.gov.br, procure a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados e, se necessário, faça boletim de ocorrência.
Assessoria de Comunicação | Codevasf