Na manhã desta sexta-feira (3), a Orla de Petrolina foi palco de uma emocionante ação de peixamento, realizada como parte do IX Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco. A atividade aconteceu das 8h às 10h, na Porta do Rio e contou com a soltura de 25 mil alevinos no Velho Chico simbolizando o compromisso com a preservação da fauna aquática. A iniciativa foi promovida pelo IF Sertão – PE em parceria com a CODEVASF e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em comemoração aos 524 anos do Rio São Francisco. O corpo de Bombeiros também esteve presente, garantindo a segurança durante a ação.
Participaram da atividade alunos das escolas EMETI Camila Branco de Almeida e EMETI José Fernandes Coelho, ambas da zona rural de Petrolina. A escolha de levar crianças dessas localidades foi justamente para proporcionar uma vivência diferente, já que muitas delas não têm a oportunidade de visitar o rio com frequência. “Eu achei muito legal soltar os peixinhos no rio. A gente ajuda a natureza e aprende como cuidar dela”, destacou a aluna Mairla Nicole do 4º ano. Já Ingrid Lorraine, também do 4º ano, destacou que está aprendendo sobre o rio na escola. “O São Francisco é muito importante para a nossa cidade. Sem ele, não teria água nem peixe”. Já a Cecília Gabriela explica o momento especial. “Eu gostei muito, nunca tinha feito isso. Achei muito legal soltar os peixes no rio e ver eles nadando”, destaca a aluna do 4º ano.
A ação reforça o papel da educação ambiental na formação de uma nova geração mais consciente e conectada com as questões ecológicas. Além de celebrar o aniversário de um dos rios mais importantes do Brasil, o evento buscou despertar o senso de responsabilidade ambiental nos jovens, incentivando o cuidado com os recursos naturais e a preservação do meio ambiente.