Os números dos mais recentes levantamentos mostram melhora significativa da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não é confortável e nem garante segurança para uma possível reeleição em 2026. No entanto, a atual situação é bem melhor que há de alguns meses.
Para muitos analistas políticos a melhora da imagem do presidente tem ligação com as decisões do governo Norte Americano, possivelmente isso tenha alguma contribuição e não venha a ser um fator decisivo. Além do retorno de Lula as viagens internas, anúncios do governo pode ser levados em consideração.
O governo tem usado o embate com os EUA na tentativa de tirar proveito interno, principalmente jogando a culpa na família Bolsonaro e na direita brasileira. As medidas adotadas pelo presidente Donald Trump, vem sendo usada como ação direta do deputado Eduardo Bolsonaro e aliados.
Não há confirmação se tudo tenha sido colocado em prática como planejamento estratégico, apenas que é possível perceber o afastamento da primeira dama Janja dos holofotes. Janja pode ter dado contribuição no desgaste da imagem do presidente, o que explicaria o sumiço da mídia e redes sociais.
Portanto, esse sumiço repentino e a mudança comportamental da primeira dama Janja da Silva, pode ter sido fator essencial para a recuperação da imagem do presidente Lula e melhora na avaliação popular do governo federal. Vamos aguaradar os próximos acontecimentos.