Governo de Pernambuco realiza a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que não era realizada desde 2019

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), realizará a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONEDIPI), abordando o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, Direitos e Participação”. A iniciativa ocorre após um período de cinco anos do último encontro. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de Setembro, no Hotel Casa Grande, no Agreste do estado.

A CONEDPI tem como objetivo identificar os desafios do envelhecimento plural em Pernambuco, promovendo a sensibilização da sociedade e mobilizando especialmente as pessoas idosas para garantir que está fase da sua vida seja digna. Além disso, busca-se garantir a participação social, debater temas relevantes e construir ações de equidade, articulando esforços intermunicipais e elegendo delegados para a VI Conferência Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Este espaço é resultado de uma parceria sólida entre o Governo de Pernambuco e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele reflete o compromisso da governadora Raquel Lyra com a democracia participativa e com a valorização da voz das pessoas idosas em nosso estado. Garantir que a população participe ativamente das decisões que impactam suas vidas é fortalecer Pernambuco como um lugar de equidade e respeito às múltiplas formas de envelhecimento”, destacou Joanna Figueirêdo, Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção á Violência.

“A  conferência é um meio de fortalecer a participação social, com  debate coletivo promovendo intercâmbio de ideias. Atualmente 15% da população brasileira tem 60 anos ou mais,  com isso a urgência em aprovar políticas públicas voltadas para essa faixa etária, assim como a conscientização da população, em geral, na defesa dessa temática”, disse Ayna Miranda, Presidente do CEDPI.

Para estruturar as discussões sobre os Direitos da Pessoa Idosa em Pernambuco e ampliar o debate, foram definidos cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

O evento contará com a presença de representantes eleitos em conferências municipais e intermunicipais, membros das comissões organizadoras municipais, além de convidados e observadores.

Cerca de 373 delegados estaduais participarão da conferência e terão a responsabilidade de eleger os 46 representantes de Pernambuco para a etapa nacional. Esses representantes incluirão membros do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

Durante o evento, serão analisadas e votadas 300 propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos, previamente coletadas nas conferências municipais organizadas por prefeituras e consórcios intermunicipais, além de conferências livres promovidas por entidades da sociedade civil. Os delegados estaduais terão a missão de selecionar até 20 dessas proposições para serem encaminhadas à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Verifique também

Cinco alunos são internados após passarem mal ao ingerir refrigerante em escola municipal na zona rural de Dormentes

Cinco alunos da região da comunidade Caatinga Grande, na zona rural de Dormentes, Sertão de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online