Por Maria Luiza Pereira da Silva/SDS
Em busca do sonho de servir a Corporação ou até inspirados pelo exemplo de dentro de casa, futuros policiais militares contam como é chegar na última etapa do concurso público. Até 2026, mais de sete mil novos servidores serão incorporados à segurança pública de Pernambuco, abrangendo a Polícia Militar, Civil, Científica e o Corpo de Bombeiros
Durante a aula inaugural da segunda turma do Curso de Formação e Habilitação de Praça (CFHP), com os futuros 2.246 policiais militares, a emoção tomou conta dos alunos que estão buscando o sonho de servir a Polícia Militar de Pernambuco. A aluna Gabriela Gonçalves foi a encarregada de representar a fala de todos os estudantes.
“Este é um momento da concretização de um sonho que é só meu, mas de todos os que estão aqui. Foram noites de luta e conquistas. Estamos muito felizes e esperamos colaborar com a população pernambucana e agregar valor à Polícia Militar de Pernambuco”, disse a oradora da turma, Gabriela Gonçalves, natural da Paraíba.
O pernambucano, da cidade de Paulista, Eduardo Lemos, de 20 anos, conta que a inspiração veio de dentro de casa. “Meu pai sempre foi da Polícia Militar, então, eu sempre tive esse sonho. É um momento de muito orgulho e esforço. Foram muitas horas estudando, todos os dias fazendo questões, melhorando, esse momento é a ratificação do nosso esforço”, declarou Eduardo Lemos.
Walnice Gois, também paraibana, da cidade de Pitimbu, de 30 anos, comemorou seu aniversário durante a chamada Semana Zero. ”Tenho dois filhos e trabalhava como merendeira em uma escola. Durante o meu trabalho, estudava para o concurso. Tem sido maravilhoso viver isso aqui, pertencer à instituição que tenho tanta admiração e respeito”, pontuou Walnice.
O recifense Valdeck Bruno, 23 anos, contou como a preparação física ajudou no foco dos estudos. “Sou estudante de fisioterapia e atleta de alto rendimento no taekwondo, isso foi um adicional para os meus estudos no concurso. Estou muito feliz de estar aqui incorporando essa gloriosa Polícia Militar de Pernambuco. Sempre tive o sonho de ser PM. Hoje, pela graça de Deus, estou aqui”, comemorou o aluno e campeão brasileiro de taekwondo, Valdeck Bruno.
MAIS POLÍCIA – Na última segunda-feira (15), a governadora Raquel Lyra esteve presente na aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar, seguindo o compromisso de recompor as forças de segurança pública do Estado. O evento foi realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e contou com a presença de autoridades.
Ao todo serão sete meses de treinamento com aulas práticas e teóricas, para então começarem a atuar na segurança pública. A primeira turma do concurso finalizou com 2.299 policiais militares formados, no dia 12 de agosto, e já está nas ruas da Região Metropolitana do Recife. Até 2026, mais de sete mil novos servidores serão incorporados à segurança pública de Pernambuco, abrangendo a Polícia Militar, Civil, Científica e o Corpo de Bombeiros.