Era noite do dia 13 de setembro do ano de 1984 quando a população de Cabrobó tomou conhecimento da morte do grande líder político José Caldas Cavalcanti, o mesmo faleceu vítima de um câncer de próstata aos 67 anos de idade após vários dias de internação no Recife. Dois dias antes, em 11 de setembro daquele ano, a cidade comemorou seus 56 anos de reemancipação político-administrativa.
José Caldas Cavalcanti foi prefeito de Cabrobó pela primeira vez após ter sido eleito em 1959, foi o início de uma longa trajetória de vitórias elegendo sucessivos prefeitos da então Capital Nacional da Cebola. Foram eleitos prefeitos de Cabrobó sob suas bênçãos, Né Santos (2 vezes); Antônio Araújo de Sá (2 vezes); Edgar Caldas (1 vez e após a morte de Zé Caldas, 2 vezes) e Antônio Brandão Cavalcanti.
Zé Caldas foi prefeito de Cabrobó por duas vezes, sendo um mandato de 4 anos e outro de 6. José Caldas era conhecido pelo amor ao próximo, em especial pelo desejo de servir. Outra qualidade de Zé Caldas, homem de poucas palavras e de muitas ações. Aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o líder Zé Caldas, dizem que ele tinha como propósito cumprir com tudo o que prometia independentemente da pessoa.