Cinco mulheres pernambucanas estão entre as finalistas do Prêmio Inspirar 2024, do Instituto Neoenergia. Adriana Luz do Nascimento, a Mestra Di; Dandara Martins; Isabelly Moreira; Ediclea Maria Santos da Silva e Cecília Gouveia, concorrem nas Categorias Mulheres e Coletivos. A votação popular para escolha das vencedoras está aberta até 11 de agosto através do site do Instituto Neoenergia (neoenergia.com/en/web/instituto-neoenergia).
Em sua quarta edição, o Prêmio Inspirar valoriza o protagonismo feminino em inciativas no campo da arte e cultura, realizadas em diversas regiões brasileiras.
“O investimento social privado é fundamental para avançarmos com a equidade de gênero na sociedade brasileira. Nosso compromisso é oferecer oportunidades para o empoderamento das mulheres por meio da arte e cultura”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Entre as 16 vencedoras desta edição, duas serão selecionadas por mérito cultural, e as 14 demais serão escolhidas por votação popular. Juntas, elas dividirão um prêmio total de R$ 122,8 mil destinado a reconhecer suas contribuições para o desenvolvimento sustentável. As vencedoras serão anunciadas na cerimônia de premiação em agosto.
O Prêmio Inspirar tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de lideranças femininas e suas histórias de transformação social. O foco é o fortalecimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 – Igualdade de Gênero, em alinhamento à Agenda 2030, para impulsionar ações com potencial de gerar efeitos multiplicadores e contribuir para o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável.
Criado pelo Instituto Neoenergia, a iniciativa é realizada com o apoio das cinco distribuidoras da Neoenergia – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE) – e conta com a parceria técnica da Baluarte Cultura.