Lucinha Mota teve expressiva votação em 2022 na cidade de Petrolina, superou o número de votos obtidos pelo ex-prefeito Odacy Amorim. No entanto, naquele ano tudo somava em favor de Lucinha e ajudou a mesma a atrair novos eleitores. Teve a caminhada saindo de Petrolina até a capital do Estado para protestar contra o então governador Paulo Câmara (PSB), entre os apoios recebidos na estrada contou com o abraço da então prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e muitos outros que em solidariedade a causa se juntaram à ela.
Muita coisa mudou nesses últimos anos, inclusive a própria Lucinha já trilha caminhos opostos a governadora Raquel Lyra. Resta saber se Lucinha vai ser ou não candidata no pleito eleitoral de 2026, ou se simplesmente será apenas o chamado ‘cabo eleitoral de luxo’. Isso porque não há nenhum fato novo que possa dar visibilidade a sua causa, ao mesmo tempo atrair pessoas em busca de soluções para as mais diferentes situações.
Na hipótese de Lucinha fora do jogo eleitoral em Petrolina, dois novos personagens ganham destaque. Uma dessas personagens já vestiu a capa da legítima e intransigente opositora de Simão Durando, resta saber se vai surtir efeito e somar votos em seu favor. Já o outro personagem aparece nas fotos e nos vídeos sempre ao lado de Simão, o que politicamente se não ajudar não atrapalha. Lara Cavalcanti é o nome da oposição e pode herdar uma soma significativa de votos, já Wanderley Alves pode ser alçado para a posição de 2ª opção.
Levando em consideração o eleitorado de Petrolina, nem oposição e nem governo estão errados. Tanto Lucinha Mota quanto Odacy Amorim, precisariam se reinventar na política local. As estratégias até então utilizadas não vão surtir efeitos em 2026, por essa razão quem chegar como novidade pode herdar os mais de 34 mil votos obtidos por Lucinha e Odacy em 2022. Aí é onde entra os nomes de Lara Cavalcanti e de Wanderley Alves, oposição e governo se preparando para não perder nenhum voto.
Lara já é pré-candidata a deputada estadual declarada, inclusive com apoio do presidente estadual do PL. Já Wanderley mesmo fazendo parte da bancada governista na câmara municipal, andou declarando apoio ao amigo Carlos Britto. Esse provavelmente entra na disputa em 2026 contra o grupo político que Wanderley faz parte, ou seja, terminar o pleito a amizade fica arranhada. Até mesmo porque há quem diga que Wanderley é o nome do grupo político do prefeito, sendo candidato em 2026 vai para o confronto contra gregos e troianos.