Patrulha Maria da Penha: “Meus filhos me dão coragem para refazer minha vida”, afirma mulher assistida pelo serviço da Guarda Civil de Petrolina

Em seis anos, milhares de mulheres já foram atendidas pelo serviço da Patrulha Maria da Penha, oferecido pela Prefeitura de Petrolina. As assistidas não sofreram feminicídio ou lesão corporal grave. Isso demonstra a eficácia de um serviço pautado pela responsabilidade, cuidado e acolhimento humano.

A Patrulha é uma referência na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, atuando de forma integrada com outras secretarias municipais, a Vara de Violência Doméstica e Familiar, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), CEAM e demais órgãos da rede de apoio.

A equipe da Patrulha da Mulher entra em contato com frequência com mulheres que recebem proteção, é feito o acompanhamento da sua rotina e é oferecido todo o suporte necessário para garantir o cumprimento da medida protetiva e o afastamento do agressor.

Uma das mulheres que já precisou de ajuda revela a motivação para fazer denúncia. “Eu denunciei para me proteger e proteger meus filhos. Não vale a pena abrir mão da vida por causa de ameaças. É fundamental buscar proteção. Posso afirmar que a Patrulha Maria da Penha foi muito importante para mim. Eu sempre posso contar com eles. Não espere pela segunda ou terceira vez, procure logo após a primeira agressão”, aconselhou. Questionada como ela vê sua vida a partir de agora, a mulher declara que sua força vem dos filhos. “Meus filhos me dão coragem para refazer minha vida”, disse.

A coordenadora da Patrulha, a Guarda Civil Municipal Maria Aparecida, informa que existe um protocolo de ação. “Essa ferramenta garante não apenas a segurança da assistida no momento da ocorrência, mas também orientação sobre a lei, seus direitos e os serviços de apoio disponíveis”. A coordenadora destaca que para além da orientação, o trabalho da Patrulha é guiado pela empatia, respeito e compromisso com a vida das mulheres.

A Patrulha Maria da Penha pode ser acionada pelos números 153 ou (87) 99132-9568 — ambos disponíveis para chamadas de emergência a qualquer hora do dia ou da noite.

Lei Maria da Penha: A atuação da Patrulha é respaldada pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completou 19 anos no dia 7 de agosto de 2025, sendo considerada um dos principais marcos no combate à violência de gênero no Brasil. Além disso, a campanha Agosto Lilás reforça a importância da prevenção, da denúncia e da proteção às mulheres.

Verifique também

Loja Maçônica União, Paz e Amor nº 36 em Cabrobó, realiza Sessão Magna Pública em comemoração ao Dia do Maçom

Na noite da quarta-feira (20), a Loja Maçônica União, Paz e Amor nº 36 em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online