O ex-vice-prefeito de Cabrobó, Dr. Lucas Novaes, esteve em Brasília para acompanhar a oficialização da federação entre os partidos União Brasil (UB) e Progressistas (PP), que passa a se chamar Federação União Progressista. O novo bloco partidário já nasce como a maior federação do país, reunindo 109 deputados federais, 15 senadores, 6 governadores e cerca de 1.335 prefeitos.
O ato político contou com a presença dos presidentes de seis partidos – União Brasil, PP, PL, Republicanos, PSD e MDB – além de nomes cotados para a disputa presidencial em 2026, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (UB) e Romeu Zema (Novo), além do ex-governador Ciro Gomes, que também participou das articulações.
Dr. Lucas destacou a importância do momento e anunciou que assumirá a presidência da federação em Cabrobó. “Estive representando o partido e vamos organizar a estrutura local, que tem o vereador Rony Russo representando a federação no Legislativo, enquanto Welfon Gleybson permanece na presidência do União Brasil. Já o novo presidente do PP no município será anunciado em breve”, afirmou.
A expectativa é que a Federação União Progressista lance candidato a governador em pelo menos 16 estados e também componha uma candidatura presidencial ou apresente nome próprio para a disputa. Caso mantenha a maior bancada na Câmara Federal, terá direito ao maior fundo eleitoral e ao maior tempo de rádio e TV nas eleições dos próximos quatro anos.
Durante a agenda em Brasília, Dr. Lucas também se reuniu com o deputado federal Fernando Filho e com o secretário de Relações Institucionais do Acre, Dr. Fábio Rueda, fortalecendo articulações políticas em âmbito nacional e regional.