Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista realiza reuniões com foco em ajustes orçamentários, infraestrutura, esporte e recursos hídricos

A Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista –Casa José Ozanam Gomes de Barros– realizou, nesta terça-feira 19 de agosto de 2025, duas importantes sessões legislativas: a 1ª Reunião Extraordinária do 2º Período Legislativo e a 2ª Reunião Ordinária do mesmo período. As discussões envolveram desde a abertura de créditos adicionais no orçamento municipal até propostas voltadas para infraestrutura escolar, regulamentação hídrica e reconhecimento de personalidades locais.

Na reunião extraordinária, os vereadores apreciaram os Projetos de Lei nº 23 e nº 24/2025, ambos de autoria do Poder Executivo, que tratam da abertura de crédito adicional especial junto ao orçamento vigente. As propostas receberam parecer favorável das comissões competentes e foram aprovadas em turno único, garantindo maior flexibilidade financeira ao município.

Já na reunião ordinária, o debate foi ampliado. O Executivo apresentou dois projetos de lei: o PL nº 25/2025, que regulamenta a ordem cronológica de pagamentos da administração pública, e o PL nº 26/2025, que declara de utilidade pública áreas destinadas à construção da Adutora do Garças e estabelece normas para a gestão dos recursos hídricos da Bacia do Riacho Rio Garças. Também ganhou destaque o PL nº 3/2025, de autoria da vereadora Gilvaneide Silveira, que proíbe a criação e manutenção de animais soltos em vias públicas e logradouros do município.

Além disso, a vereadora Gilvaneide apresentou a Indicação nº 114/2025, solicitando a construção de uma sala e de um pátio na Escola Serra da Seriema, bem como a construção de um pátio na Escola Dário Viana, em Ponta da Serra.

A sessão também foi marcada pela apresentação de duas Moções de Aplausos. A primeira, de autoria do vereador Jerry Gomes, homenageou o professor Lislene Gomes Vieira, pela sua contribuição ao esporte municipal, levando o nome de Santa Maria da Boa Vista para todo o país. A segunda, assinada pela vereadora Gilvaneide Silveira e pelo vereador Vagner Castro, reconheceu o trabalho da secretária da Mulher, Salete Gonzaga, pelo desempenho à frente da pasta.

Outro ponto relevante foi o Requerimento nº 2/2025, apresentado pelo vereador Yuri Duarte, que solicita à 3ª Superintendência Regional da CODEVASF, em Petrolina, a relação completa das máquinas doadas às associações do município entre 2020 e 2025, incluindo retroescavadeiras e tratores. O pedido foi encaminhado pela Mesa Diretora para providências.

Com a aprovação das matérias em pauta, as reuniões reforçaram o papel da Câmara Municipal como espaço de debate e deliberação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento da cidade, contemplando desde medidas orçamentárias até melhorias estruturais, regulamentação de recursos e reconhecimento de cidadãos que contribuem para o fortalecimento da comunidade.

Verifique também

UFRPE abre 103 vagas para cursos de graduação a distância no interior de PE; veja como se inscrever

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu um processo seletivo com 103 vagas gratuitas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online