Floresta mantém índices zerados de feminicídio e MVI contra mulheres em 2025

Compromisso no combate à violência de gênero reforça prioridade do Governo de Pernambuco; Sertão apresenta avanços nos crimes patrimoniais

O município de Floresta registrou, no mês de julho, redução nos índices de violência contra a mulher e manteve zerados os indicadores de Mortes Violentas Intencionais (MVI) contra mulheres e feminicídios em todo o acumulado de 2025. A defesa da vida das mulheres é uma prioridade para o Governo de Pernambuco, que alcançou taxas de resolubilidade de crimes de feminicídio de 97,6% em 2023, 98,7% em 2024 e já registra 86,8% até julho deste ano, segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Em julho, Floresta apresentou queda de 7,4% na violência contra a mulher em relação ao mesmo mês do ano passado, além de registrar redução nos casos de celulares subtraídos (-25%). Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os resultados mostram que as estratégias integradas estão funcionando: “O compromisso com a vida das mulheres e com a redução da criminalidade no interior é permanente. Com o reforço das ações do Juntos pela Segurança, estamos levando mais proteção, presença policial e resposta rápida em todo o Sertão, garantindo mais segurança para a população.”

A prioridade no enfrentamento à violência de gênero se soma às ações estruturais do Juntos pela Segurança, que está levando novos investimentos ao Sertão. Entre eles, a construção do Complexo de Polícia Científica de Floresta, cujo edital de licitação foi publicado no início de agosto. A unidade contará com Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), descentralizando os serviços e agilizando a produção da prova pericial. O equipamento integra o mesmo pacote que prevê a implantação de novos Complexos de Polícia Científica em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina e Floresta, além da retomada das obras paralisadas de unidades como Caruaru e Salgueiro.

O cenário positivo da cidade se insere no contexto regional do Sertão, que também apresentou avanços. Em julho, a região registrou queda de 29,9% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), incluindo reduções de 11,4% nos roubos de veículos e de 22,1% nos celulares subtraídos. No acumulado do ano, o Sertão soma queda de 14,7% nos CVPs, com reduções de 12,9% nos roubos de veículos. No combate à violência contra a mulher, a região apresentou recuo de 80% nas MVIs contra mulheres em julho e de 43,6% no acumulado, além de redução de 50% dos feminicídios no mês.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online