Nesta terça-feira (5), a Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista deu início ao 2º Período Legislativo de 2025 com a realização da 1ª Sessão Ordinária do semestre. Os trabalhos aconteceram sob a condução do presidente da Casa Legislativa, Anderson Harlem, seguindo todas as formalidades regimentais. A sessão foi marcada por leitura de ofícios, apresentação de projetos de lei, indicações e moção de aplausos.
Durante o Pequeno Expediente, fizeram uso da palavra o vereador Ênio Oliveira e a secretária executiva de Cultura, Tiara Medrado Melo.
Já no Grande Expediente, foram apresentados dois projetos de lei: o PL nº 22/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata das diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2026 (LDO); e o PL nº 02/2025, do vereador Ericles Costa, que institui a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo “Terra da Serenata”.
Também foram lidas seis indicações dos parlamentares, abordando temas como:
• patrolamento da estrada de acesso à Ilha do Saco (Gilvaneide Silveira),
• extensão do Serviço de Convivência para idosos no Projeto Fulgêncio e Urimamã (Antônio Pica Pau),
• implantação do INSS Itinerante e retorno da identidade itinerante (Yuri Duarte),
• reforma da quadra e iluminação no Assentamento Aquários (Jerry Gomes),
• regulamentação da faixa de domínio público e uso dos recursos hídricos da Bacia do Rio Garças (Vagner Castro).
Também foi apresentada e aprovada a Moção de Aplausos nº 16/2025, de autoria da vereadora Professora Auzenir, em homenagem ao prefeito George Duarte, à secretária de Cultura Tiara Medrado e aos seresteiros, pela realização da 26ª Serenata da Recordação.
A sessão ainda teve espaço para a participação dos vereadores Ericles Costa e Vagner Castro no uso da tribuna, além de votações em turno único das indicações e da moção de aplausos. A próxima reunião ordinária da Câmara está prevista para a próxima semana, dando continuidade aos trabalhos legislativos do segundo semestre.