A região do Vale do São Francisco em especial entre os estados de Pernambuco e da Bahia é um dos maiores produtores de uva e manga do Brasil, são milhares de famílias que tiram da terra o sustento e por meio das produções alimentam a esperança de dias melhores. Durante todo o ano toneladas de manga e uva são exportadas para diferentes países do mundo, inclusive para os Estados Unidos da América.
Com as medidas anunciadas pelo governo Norte Americano de taxar os produtos exportados do Brasil, veio a preocupação dos produtores de manga e uva do Vale do São Francisco. Muitos deles já falam até em falência total, isso porque os prejuízos serão incalculáveis. Mantida as medidas de taxação do governo Norte Americano, não é compensador exportar os produtos e nem há tempo para negociação com outros países.
Conversando com pequenos produtores de manga e uva do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho do município de Petrolina, eles manifestaram imensa preocupação e cobraram do presidente Lula um posicionamento. Segundo eles o Brasil ficou desdenhando sobre o tema, sem levar em consideração a gravidade. Para esses que são produtores da região, a situação não é de esquerda e nem de direita, e sim de interesse nacional.
Um dos nossos entrevistados sendo que todos eles falaram em caráter de anonimato, por receio de alguma represália por parte de autoridades ou de sindicalistas, chegou a dizer que se o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tomar alguma medida para evitar a quebradeira dos pequenos produtores, o Brasil em pouco tempo vai se transformar na Nação dos desempregados a espera do auxílio do Bolsa Família.
O mesmo disse ainda que se faz necessário medidas urgentes, ou as consequências serão devastadoras para a economia do País. “Não é hora de fazer política, esse é o momento de tomar decisões em favor do Brasil”, disse em tom de preocupado um dos nossos entrevistados. Estamos a apenas quatro dias para entrar em vigor as medidas anunciadas pelo governo Norte Americano, o presidente Donald Trump fez o anúncio no início do mês de julho.