Nos dias 1º e 2 de agosto, a ativista Luiza Brunet e a jornalista Andréia Sadi estarão na “II Conferência Estadual da Mulher Advogada de Pernambuco”. Juntamente com outras palestrantes, elas participam da programação do evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA). A proposta é promover o debate das principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.
Tendo como tema central “Empreendedorismo, Liderança e Inovação – Mulheres que Impactam (Somos todas Nair)”, a conferência será realizada no Teatro RioMar, no bairro do Pina, dia 1º; e na sede da OAB-PE, no centro do Recife, dia 2. Com vagas limitadas, a inscrição deve ser feita no site da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) – clique aqui.
O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, destaca que a conferência deverá contribuir com toda a advocacia pernambucana. “Este evento é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a promoção da igualdade e o fortalecimento da mulher na advocacia”, afirma.
A vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, que também será uma das palestrantes do evento, destaca a relevância da iniciativa. “Será um espaço importantíssimo, não só para as advogadas, mas também para os advogados conhecerem melhor sobre os nossos direitos, sobre a defesa das nossas prerrogativas”, ressalta.
A presidente da CMA, Roberta Sôusa, explica que o evento foi pensado para celebrar as mulheres advogadas que representam, hoje, mais da metade dos profissionais que atuam na advocacia do Estado. É também um espaço para pensar questões específicas e avançar em direção à igualdade de gênero. “A conferência será um espaço para trocar experiências, acolher, ouvir, além de consolidar entendimentos e avançar nessas conquistas, refletindo sobre os passos dados até aqui e os que queremos dar a partir de agora”, assevera.
Promovida com o apoio da ESA-PE e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPE), a “II Conferência Estadual da Mulher Advogada de Pernambuco” contará com uma extensa programação de palestras e debates de temas relacionados aos eixos “representatividade”, “comunicação”, “inovação”, “liderança”, “proteção à mulher”, “empreendedorismo feminino”, dentre outros.
Tributo – A conferência deste ano presta uma homenagem para a advogada Nair Andrade, falecida em janeiro último. Ela foi uma figura emblemática na história da advocacia estadual, quebrando paradigmas e abrindo caminhos para as mulheres na profissão, ao tornar-se em 1971, a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da OAB-PE.
“Nair Andrade sempre foi uma presença ativa na advocacia pernambucana, enriquecendo as discussões com suas valiosas contribuições. Sua paixão pela advocacia era evidente”, ressalta o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.