Embratur e Sebrae realizam famtour e apresentam roteiro arqueológico a operadores internacionais

Viagem de imersão pela Serra da Capivara (PI) e Petrolina (PE) e visa encantar operadores da Europa e Canadá com experiências autênticas, fortalecendo o Brasil como destino de cultura e natureza

A Embratur, em parceria com o Sebrae, recebeu no dia 25 de julho, um grupo de operadores de turismo internacionais para uma imersão profunda no coração do sertão nordestino. O famtour, que segue até sexta-feira, 1° de agosto, tem como cenário o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um Patrimônio Mundial da Unesco e Petrolina, em Pernambuco.

O objetivo é mostrar ao mundo um Brasil autêntico e ainda pouco explorado. Para isso, foram convidados operadores de mercados estratégicos como França, Bélgica, Suíça e Canadá, que vivenciam um roteiro focado em arqueologia, ecoturismo, experiências sustentáveis e turismo cultural. A expectativa é que, ao retornarem, eles incluam essa rota singular nos pacotes oferecidos em seus países.

A aposta da Embratur em viagens de familiarização, os chamados famtours, tem se mostrado uma ferramenta eficaz. Levar quem vende o destino para vivenciar a experiência local é a melhor forma de gerar negócios e diversificar a oferta turística brasileira no exterior. “Essas experiências enriquecem o conhecimento dos operadores, bem como fortalecem parcerias e impulsionam novos negócios”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra com potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui essas riquezas naturais em todos os estados. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta desta ação. Com isso, estamos ampliando as oportunidades na geração de empregos e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Mais do que uma simples visita, o roteiro foi desenhado para criar memórias. Na experiência na Serra da Capivara, os participantes assistiram a uma adaptação do clássico “O Fantasma da Ópera” encenada dentro dos próprios cânions. À noite, exploraram o Boqueirão da Pedra Furada, um dos sítios arqueológicos mais icônicos do mundo, e se aventuraram em trilhas na Caatinga. As atividades carregam o selo e estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que certifica 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país.

O “Feel Brasil” é um projeto que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca romper com estereótipos e apresentar um Brasil diverso, com experiências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.

A presença no Parque Nacional da Serra da Capivara também é uma homenagem ao legado da arqueóloga Niéde Guidon, que dedicou sua vida à pesquisa, preservação e promoção internacional do sítio arqueológico. Visionária, ela foi fundamental para o reconhecimento da Serra como Patrimônio Mundial da Unesco e para o desenvolvimento de iniciativas que unem ciência, cultura e sustentabilidade. Ao levar operadores internacionais ao território que ela ajudou a revelar ao mundo, o famtour contribui para perpetuar esse legado, promovendo o turismo como ferramenta de valorização da memória, da identidade local e do desenvolvimento regional.

Deixando o Piauí, a imersão continua no Vale do São Francisco, em Petrolina (PE). A região, famosa pelo clima semiárido, surpreende com seus vinhedos irrigados. Os operadores passarão nos vinhedos do Vale do Rio São Francisco, um passeio que combina conhecimento enológico, lazer e a rica gastronomia local, encerrando a viagem com um brinde que simboliza a inovação e a resiliência do Nordeste.

A escolha dos países convidados não foi aleatória. França, Bélgica, Suíça e Canadá reúnem viajantes com alto poder aquisitivo e um interesse crescente por destinos que oferecem mais do que sol e praia. Eles buscam cultura, história, gastronomia e natureza, exatamente o que a rota oferece.

A França, por exemplo, foi o 6º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, enquanto o Canadá se destaca pelo alto gasto médio de seus viajantes. Já Suíça e Bélgica são mercados em crescimento, com turistas que valorizam experiências de alta qualidade e fogem do óbvio.

Esta é a quinta grande ação realizada pela Embratur apenas este ano. Destinos como Florianópolis (SC), a Chapada Diamantina (BA), o Pantanal (MT/MS) e a Rota das Emoções (CE/PI/MA) já foram apresentados a operadores de mais de oito países, consolidando a estratégia de posicionar o Brasil como um destino plural, sustentável e inesquecível.

Verifique também

Uma boa notícia! o Brasil não está mais no Mapa da Fome

O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online