A 7ª edição da Expo Manga Brasil 2025, evento realizado nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), em Petrolina-PE, discutiu temas, a exemplo de novas variedades, barreiras fitossanitárias, uso de drones e a nova tarifa americana de 50% sobre as exportações brasileiras de frutas.
Parceiro do evento, o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), reuniu produtores e exportadores de manga, no estande da entidade, para discussão, esclarecimentos e atualização das informações sobre a tarifa, que já começa a vigorar no próximo dia 1º de agosto.
Segundo o presidente do SPR, Jailson Lira, que participou de uma mesa redonda promovida pelo Sebrae, o Sindicato já esteve reunido com produtores e cooperativas de uva, a Abrafrutas e com o prefeito de Petrolina, Simão Durando.
No segundo dia do evento, o prefeito Simão Durando, atualizou os encaminhamentos à classe produtora, anunciando que já conversou com a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, e agendou audiência no Ministério da Agricultura, visando sensibilizar o Governo Federal a encontrar uma saída para esse problema que tanto preocupa o Vale do São Francisco.
No encerramento, o produtor de manga, Eusébio Neves, elogiou a estrutura, organização e os temas discutidos, agradecendo ao SPR pelo empenho e o trabalho realizado na mobilização visando uma negociação justa com os EUA. Para o produtor e exportador, Paulo Dantas, a Expo Manga Brasil já pode ser considerado o maior evento do segmento em todo país. “Um encontro necessário para atualização das técnicas e tecnologias do manejo da qualidade da manga, da produção até a colheita”, concluiu.
Realizada pela CIM Consultoria, a Expo Manga Brasil 2025, reuniu, nos dois dias, cerca de 3 mil pessoas, entre produtores, exportadores, pesquisadores, estudantes e entusiastas da fruta.
CLAS Comunicação & Marketing